in , ,

Ivete Sangalo vai ser a primeira headliner nacional do Rock in Rio? Parece que sim…

A partir de dezembro, cantora embarcará em uma série de celebrações aos 30 anos de carreira – e se o RiR for parte dessa estratégia?

"Macetando" está indicada ao Troféu Bahia Folia de Música do Carnaval 2024. Foto: Rock in Rio

Com 17 shows na conta, Ivete Sangalo é a artista que mais se apresentou no Rock in Rio, em toda a história do festival! E não foi só no Brasil, não… A estrela baiana já embalou edições em Lisboa, Madrid e Las Vegas. Não à toa, ela se autodeclara ‘embaixadora’ do evento. Prestes a embarcar em uma jornada recheada de celebrações aos 30 anos de carreira, Veveta tem tudo para ser a primeira artista nacional a encabeçar um dia do evento, como headliner. Será que os fãs terão mais esse ‘mimo’ como parte do projeto “Ivete 3.0”? Aqui, o POPline lista forças e fraquezas por trás dessa teoria!

A partir do próximo mês de dezembro, Ivete dará largada a uma série de comemorações por seus 30 anos de carreira. Foto: Rock in Rio

LEIA MAIS:

O que nos leva a crer que sim…

Ser headliner do Rock in Rio seria um tanto significativo no ano em que Ivete comemora 30 anos de carreira

No próximo dia 20 de dezembro, Ivete volta ao palco do apoteótico Maracanã, estádio localizado no coração do Rio de Janeiro, para dar início às celebrações de seus 30 anos de carreira. O show, batizado de “Esquenta”, será transmitido pela Rede Globo como o primeiro especial de Natal ao vivo da história do canal.

O “Esquenta” dará largada a uma turnê de estádios“A Festa” -, realizada em parceria com a empresa 30e, que passará por 30 cidades brasileiras em 2024. Para os shows, a cantora promete músicas inéditas e participações especiais. A proposta é que, com a megaprodução, Ivete consiga abranger fãs de todos os cantos do país em sua rota de comemorações.

Parte do projeto “Ivete 3.0”, a artista ainda prepara um DVD, que já é característico de suas comemorações de aniversário de carreira. Em coletiva de imprensa realizada no mês passado, em São Paulo, Ivete não entregou muitos detalhes acerca do registro audiovisual, mas deu a entender que o projeto traria um compilado com trechos de vários shows da turnê.

Em um 2024 de agenda arrojada, que terá, ainda, Carnaval, mais uma temporada do “The Masked Singer Brasil” e especiais no TikTok, seria um tanto simbólico se o desfecho para as comemorações das três décadas de carreira de Ivete acontecesse no Palco Mundo do Rock in Rio, tendo ela como atração principal. A edição de 2024 do festival já está confirmada para os dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Início e fechamento de turnê, ambos na Cidade Maravilhosa

Caso a teoria se confirme, seria um tanto simbólico se a cantora abrisse e fechasse as comemorações do “Ivete 3.0” no mesmo lugar: na cidade do Rio de Janeiro.

Em dezembro desse ano, ela já está com tudo no esquema para subir ao palco do maior estádio do Brasil, o Maracanã – com sua capacidade para 78.838 pessoas. Já em setembro do ano que vem, ela poderia encerrar esse grandioso projeto fechando o palco de um dos maiores festivais do mundo. Será que o Rio vai ficar marcado nessa comemoração em dose dupla?

Roberto Medina, criador do festival, acenou para a possibilidade de um dia inteiro dedicado a artistas nacionais

Após a edição de estreia do The Town, festival paulistano considerado o “irmão mais novo do Rock in Rio”, Roberto Medina, idealizador dos dois eventos, amadureceu a ideia de dedicar um dia inteiro com um line-up composto exclusivamente por artistas brasileiros.

Depois de uma primeira edição marcada por shows apoteóticos (e milionários) de artistas como Ludmilla, Jão e Pabllo Vittar, o empresário estaria pensando em colocar essa proposta em prática nas próximas edições dos festivais.

“O cenário brasileiro cresceu tanto que penso até em fazer um dia apenas dedicado aos artistas daqui. Hoje você tem Jão e Ludmilla enchendo estádios. Por fim, o palco Sunset mostrou que há espaço para a diversidade musical dos dias de hoje”, refletiu Medina, em recente entrevista à Billboard Brasil.

Um forte vínculo já consolidado entre Ivete e a família Medina

É indiscutível que, para Ivete ser a artista recordista em número de apresentações no festival, Roberto Medina e sua família confiam no potencial e acreditam na arte da estrela baiana. Para a família que está por trás da realização do evento, Ivete representa o conceito do festival, não à toa, são 17 shows já feitos para a marca. E a via, é de mão dupla…

“Se ninguém considerou, eu estou considerando desde o primeiro dia que eu sou embaixadora do Rock in Rio. Esse festival que tenho uma afeição muito grande e uma memória afetiva do dia que ele foi lançado, o meu sonho de vir ao Rock in Rio e pisar nesse palco inúmeras vezes como cantora. Então, são muitos sonhos. O Rock in Rio alimentou sonhos dentro de mim no início da minha adolescência e movimenta hoje os meus sonhos, como artista, como cantora. Então, eu me acho embaixadora, ainda que não tenha esse título. Eu sou totalmente embaixadora do Rock in Rio”, declarou Ivete em entrevista ao Splash UOL em setembro do ano passado, antes de subir ao palco do festival pela 17ª vez.

O que nos leva a crer que não…

Se a ideia for gravar um DVD que compile cenas de vários shows, gravar um show em um festival que já é televisionado não seria tarefa tão fácil…

Anualmente, o Rock in Rio é televisionado pelo Multishow, que sempre tem um estúdio situado no próprio festival. Ainda que Ivete tenha uma parceria de longa data com o canal, possivelmente não fosse uma logística viável gravar fragmentos de um DVD em um festival que será transmitido ao vivo em rede nacional. Até porque, o DVD provavelmente seria lançado semanas ou meses à frente da apresentação em si.

Gravar DVD em um festival impossibilitaria regravações

É raridade ver um artista que consegue gravar um DVD em um show corrido, direto, sem ter que voltar e regravar algumas músicas, seja por equívocos na performance ou problemas técnicos. Ivete, que já gravou DVDs em importantes estádios e arenas pelo mundo, como Maracanã, Fonte Nova e até no Madison Square Garden, em Nova York, sabe bem disso…

Em se tratando de um festival, ainda que Veveta fosse a headliner, ou seja, a atração responsável por fechar a noite, os horários a cumprir e a entrega do espaço são mais rígidos. Logo, ela não poderia recorrer ao artifício de regravar cenas do registro, caso necessário. Se a ideia for gravar parte do DVD no show, ela toparia correr esse risco?

Há rumores de que o DVD vá ser gravado no Recife

Em 2010, Ivete prometeu que gravaria um DVD no Recife. A cantora falou sobre a promessa que havia feito aos fãs pernambucanos no palco do Rock in Rio Lisboa, pouco antes de gravar um DVD no emblemático Madison Square Garden, em Nova York, EUA. Agora, os fãs resgataram o combinado e alimentam rumores de que a cidade possa sediar o registro audiovisual dos 30 anos de carreira da artista. Eles argumentam, ainda, que os shows que ela faz por lá sempre lotam e são muito emocionantes, logo, avaliam merecer esse crédito.

Entre prós e contras, será que Veveta encabeça um dia do Rock in Rio 2024 ou não?