in , ,

Ivete Sangalo e Mariah Carey desafiam estatísticas e consolidam sucesso com mais de 30 anos de carreira

As cantoras se destacam e mostram uma adaptação para conquistar públicos mais novos

Ivete Sangalo e Mariah Carey. (Foto: Instagram/@ivetesangalo; @mariahcarey)

Numa era digital em que a internet dita os sucessos nas paradas musicais, Ivete Sangalo e Mariah Carey desafiam os números e exibem uma versatilidade surpreendente. Enquanto a norte-americana é líder na temporada de Natal com o seu hit natalino, o Brasil conta com a cantora soteropolina, que demonstra cada vez mais que o Carnaval ncessita de um hit seu no topo das paradas anualmente.

LEIA MAIS:

Ivete e Ludmilla performando “Macetando” no Maracanã, no mês passado. (Foto: Pridia)

Ivete Sangalo emplacou “Macetando” no Top 10 das mais tocadas do Spotify Brasil. Na atualização desta segunda-feira (29), a música, uma das maiores apostas para o Carnaval 2024, se destaca na 8ª posição da parada.

Com o feito, Ivete se tornou a primeira cantora brasileira que iniciou carreira nos anos 90 a aparecer no Top 10 da lista. A faixa, inclusive, superou “Cria da Ivete” que, no ano passado, conseguiu ser o maior hit da cantora durante a temporada carnavalesca no streaming.

Vale lembrar que a parada de sucessos dos streamings de música costumam ser dominadas pelo sertanejo, além do funk e trap. Por isso, uma faixa que passeia entre o pop e o axé conseguir figurar entre as mais escutadas apresenta um resultado nada previsível.

Além das limitações de gênero musical, o algoritmo das plataformas de áudio, ditado pelas playlists, reflete um comportamento do público mais jovem. Afinal, as gerações mais novas estão habituadas a consumir esses ritmos, que também dominam as redes sociais.

Enquanto isso, Mariah Carey bateu um recorde que já era seu em dezembro do ano passado. Com “All I Want for Christmas is You”, a cantora superou sua própria marca e se manteve como música mais ouvida do Spotify Global em apenas um dia de contagem, totalizando 23,701,697 milhões de streams na véspera de natal.

No fim, tanto Mariah, quanto Veveta, conseguem driblar qualquer tendência apontada pelo algoritmo. Com isso, as cantoras mostram que são capazes de furar a bolha e alcançar novos públicos ao se adaptarem e entender seus novos consumidores, mesmo com mais de 30 anos de carreira.