O Instagram anunciou melhorias ao longo deste ano. Entre as novas funcionalidades, a plataforma disponibilizou curtidas nos stories, mudanças para focar em conteúdos originais e, a mais recente, assinatura paga para criadores. O acesso à última funcionalidade ainda é limitado.
Leia Mais:
- ‘#OrgulhoFamília’: Multishow lança série com o Instagram sobre rede de apoio para a comunidade LGBTQIAP+
- Instagram e Facebook lançam ferramentas criativas para o Reels
- Instagram testa recurso para rentabilizar criadores por meio de NFTs
Assinatura paga para criadores de conteúdos no Instagram
Os testes para assinaturas pagas no Instagram começaram com dez influenciadores nos Estados Unidos em janeiro. Com a ferramenta, os criadores de conteúdos podem escolher um valor das assinaturas. Em seguida, os usuários poderão fazer a contratação com pagamentos periódicos para consumir dois tipos de conteúdos exclusivos: lives e stories.
Além disso, o modelo libera divisórias que ficam ao lado do nome do assinante ao comentar no perfil ou enviar mensagem ao criador. O acesso à função ainda é limitado.
“Estamos testando o recurso Subscriptions para ajudar criadores de conteúdo a ter uma renda mensal recorrente no Instagram, oferecendo conteúdo e experiências exclusivas para seus seguidores mais engajados. Por enquanto, as assinaturas estarão disponíveis apenas para criadores nos Estados Unidos, mas esperamos disponibilizar o recurso para mais mercados em breve”, afirma um porta-voz da Meta.
Curtidas nos Stories e outras mudanças no Instagram
A funcionalidade de curtir Stories está disponível junto às reações com emojis. Assim, o usuário pode conferir o número de likes nas métricas da publicação. Além disso, o aviso também aparece na área de notificação da rede social, junto aos alertas sobre comentários em postagens, novos seguidores e etc.
Além dessas atualizações, em maio deste ano, a rede social passou a esconder os stories de quem publica demais. A atualização consiste no botão “Mostrar tudo”, que fica no canto superior esquerdo, ao clicar o usuário tem acesso às publicações ocultadas.
Instagram: veja as mudanças para focar em conteúdos originais
O chefe do Instagram, Mosseri, anunciou outras novidades em relação ao algoritmo. Em abril, ele apontou que o criador que faz o conteúdo do zero, deve receber mais crédito do que se estiver compartilhando algo de outro usuário. Com base nesse pensamento, a Meta passou a trabalhar para dar mais foco aos conteúdos originais, principalmente, em comparação com o conteúdo republicado – ou seja, reposts do TikTok.
No entanto, a explicação do “ranking de originalidade” não ficou muito clara. A companhia está se dedicando mais em relação às recomendações, o que torna-se cada vez mais importante não supervalorizar os agregadores de conteúdos publicados em outras plataformas. Isso seria ruim para os criadores e, portanto, ruim para o Instagram a longo prazo.
Quanto a saber de quem é a autoria do criador de conteúdo, o Instagram afirmou que não tem como saber com certeza.
Instagram: as novas ferramentas que serão disponibilidades em 2022
Outros recursos estão disponíveis nos últimos meses, como mudar a posição das fotos do perfil e, também, o botão para reorganizar a grade, que ainda não está disponível aos usuários.
A fim de se aproximar ainda mais do formato do TikTok, o Instagram está experimentando um botão para fixar conteúdos no perfil. Segundo o site do TechTudo, a função foi revelada em abril, mas ainda não foi confirmada pela equipe da Meta.
Além disso, os vídeos disponíveis na plataforma devem ser transformados Reels em um futuro próximo. Com isso, os usuários poderão fazer remixes de qualquer conteúdo publicado por perfis públicos.
Oficializados pelo Instagram, outros recursos ainda não chegaram ao Brasil, como a ferramenta para ajudar a encontrar crianças desaparecidas e, também, novos métodos para confirmar a idade dos usuários.