A União Brasileira de Compositores anuncia os cinco finalistas do projeto ‘Impulso 2.0’. Os selecionados são o duo de pop e mpb Dulcineia, formado pelo casal Tiago Tortora e Gabriel Alyrio, artista trans não binária da Amazônia Iris da Selva, a cantora pop do Rio Grande do Sul Laura Schadeck, o cantor e compositor paulista Martte e o artista Victor Mus, nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Leia Mais:
- UBC promove ‘Impulso 2.0’ com capacitação e mentoria aos artistas
- UBC lança ebook do Projeto Impulso, laboratório de aceleração e gestão de carreiras de novos artistas
- Projeto Impulso: UBC lança iniciativa que proporciona recursos para a ascensão artística; saiba como se inscrever
O ‘Impulso 2.0’ tem como objetivo levar capacitação, mentoria e networking a músicos. A fim de promover a aceleração de carreiras de artistas independentes, assim como o desenvolvimento cultural, o projeto chega à sua terceira e última etapa proporcionando aos selecionados orientações individuais com grandes nomes do mercado musical, com capacitação e soluções personalizadas, durante 5 meses. Além disso, os finalistas também serão premiados com um conjunto de serviços e um song camp.
Os mentores do ‘Impulso 2.0’
Na lista de mentores do ‘Impulso 2.0’ estão Renata Mader (Altafonte Brasil), Pablo Bispo (selo Inbraza – Som Livre/ Brabo Music Team), Elisa Eisenlohr (Warner Chappell), Leo Feijó (Música & Negócios), Kamilla Fialho (K2L), Luisi Valadão (Lupa Comunicação), Marina Mattoso (Jangada), Constança Scofield (Toca do Bandido), Fabiane Costa (Produção Artística/Espaço Favela – Rock In Rio), Marisa Gandelman (Advogada especialista em Direitos Autorais e Ex-CEO da UBC), Pedro Seiler (Queremos!), Pedro Tourinho (MAP Brasil) Igor Bonatto e Fabiano Guimarães (Noodle), Romero Ferro (cantor, compositor e vencedor da 1a edição do Impulso), Fernando Lobo (Head of Music na TV Globo), Paula Lima (cantora e diretora da UBC), Bibi (cantora e compositora), Fernando Aranha (designer/supervisor de som e compositor) e Pedro Loureiro (Projetar Gestão Estratégia).
“Foi muito difícil chegar aos cinco nomes finais, pois recebemos pitchings maravilhosos e a seleção de artistas era muito boa. Contamos com 14 pessoas neste processo de votação, envolvendo todas as filiais da UBC pelo Brasil, avaliando não só a viabilidade do projeto apresentado no pitching, como critérios artísticos e potenciais de melhora com o Impulso” conta a coordenadora de Novos Negócios da UBC, Vanessa Schutt.
O Projeto Impulso 2.0
Depois de dois anos, o programa, que foi criado em 2019, ressurge com novos desafios e atendendo as necessidades do cenário atual. O Impulso 2.0, em parceria com o orientador da iniciativa Iuri Freiberger e a fintech cultural Noodle, teve como objetivo proporcionar uma experiência gamificada em formato digital.
A versão foi dividida em três fases: a primeira fase (Seleção por Interesse), segunda fase (Seleção por Qualificação) e terceira e última etapa (Seleção por Resultados).
A primeira fase do Projeto Impulso 2.0
Na primeira etapa, até 10 mil associados da UBC puderam se inscrever e participar de um ambiente virtual com acesso a conteúdos educativos sobre direitos autorais, indústria musical e finanças. Além de quizzes para testar o conhecimento adquirido.
Durante dois meses, os participantes foram pontuados, na medida em que foram consumindo essas mídias e respondendo aos testes. No final desse período, a equipe da UBC fez uma seleção de 100 participantes, levando em conta a pontuação, o empenho e o potencial.
A segunda fase do Projeto Impulso 2.0
Já na segunda fase os 100 artistas selecionados tiveram acesso, durante dois meses, à uma capacitação mais aprofundada e exclusiva, com workshops coletivos, tendo como base dez temáticas ligadas aos principais desafios levantados pelos vencedores da última edição do Projeto Impulso, como Rede de Contatos/Parceria; Planejamento; Sentimentos; Participação Feminina; Discurso; Conceito/Qualidade; Marca; Produto; Valores/Recursos; Regionalismo.
Além disso, os participantes desta fase tiveram acesso a um edital com informações para inscreverem seus projetos e concorrerem a uma vaga na terceira fase.
A terceira fase do Projeto Impulso 2.0
Cinco, dos 100 participantes, foram selecionados pela UBC para a terceira e última etapa. O critério utilizado foi com base na performance e nos projetos apresentados. Durante cinco meses, esses vencedores vão ter mentorias individuais, com capacitação e soluções personalizadas.