A IFPI, organização que representa a indústria fonográfica em todo o mundo, anunciou nesta segunda-feira (15) a nomeação de Victoria Oakley como sua nova CEO. Oakley ingressará na IFPI em junho, vindo da consultoria global de comunicação estratégica e defesa de direitos, Portland, onde atualmente é CEO.
A ex-CEO da IFPI, Frances Moore, aposentou-se em dezembro de 2023 depois de liderar a organização desde 2010. John Nolan, Diretor Financeiro, e Lauri Rechardt, Diretor Jurídico, continuarão a atuar como chefes conjuntos da IFPI até a chegada de Oakley.
Leia Mais:
- IFPI: Receita mundial de música gravada atinge R$ 142,45 bi em 2024
- 5 Álbuns de K-Pop estão entre os mais escutados de 2023, segundo IFPI
- Miley, Taylor e Jungkook entre as músicas mais consumidas de 2023 pela IFPI; veja o Top 10!
- Após dois anos no topo, BTS fica fora de ranking global da IFPI em 2023
- Taylor Swift foi a artista mais consumida do mundo em 2023, aponta relatório da IFPI
Oakley passou quase duas décadas no Serviço Diplomático Britânico, com funções em Londres, Paris, Bruxelas, Washington D.C. e no Caribe Oriental, onde foi Alta Comissária até 2016. A executiva, então, passou três anos na Portland antes de ingressar no Google como Diretora Global de Políticas Públicas. Oakley retornou a Portland em 2022 para assumir a função de CEO, liderando uma equipe de 300 profissionais de comunicações estratégicas e relações públicas em Londres, Doha, Cingapura, Nairóbi, Paris, Berlim e Bruxelas.
Como CEO da IFPI, Oakley liderará as operações globais da organização, em coordenação com a rede nacional do grupo, enquanto trabalha para promover o valor da música gravada e os direitos das suas 8.000 gravadoras membros de 70 países ao redor do mundo.
Comentando a sua nomeação, Victoria Oakley disse: “Estou muito feliz por me juntar à IFPI e liderar a equipe global à medida que continua o seu trabalho para criar o melhor ambiente possível para a música em todo o mundo. O setor está mais uma vez a viver um período de rápida evolução com novas tecnologias criando oportunidades excitantes e novos desafios. Devemos continuar a defender os direitos daqueles que criam e investem na música, a fim de garantir o seu futuro incrivelmente emocionante.”
Rob Stringer, presidente do Sony Music Group, disse: “Estamos muito satisfeitos que Vikki representará nossa indústria global em um momento de grandes mudanças e transformações. Suas décadas de experiência combinadas com fortes relacionamentos em todo o mundo nos ajudarão a garantir que a música seja reconhecida pelo valor que merece e que os artistas sejam sempre colocados em primeiro lugar.”
Sir Lucian Grainge, Presidente e CEO do Universal Music Group disse: “Estou satisfeito que Vikki esteja ingressando na IFPI durante este período dinâmico para a indústria musical. Vikki traz as habilidades e a experiência certas para ajudar a indústria global a enfrentar questões e oportunidades importantes de forma colaborativa e com uma visão nova. Estamos ansiosos para trabalhar com ela.”
Robert Kyncl, CEO do Warner Music Group, disse: “À medida que nossa indústria evolui rapidamente, é vital que continuemos a construir um ambiente onde o investimento em talentos prospere e a tecnologia ajude a criatividade a florescer. Vikki é uma ótima escolha para ajudar a liderar a campanha global pelos direitos dos artistas e daqueles que os apoiam, e estou entusiasmado por ela estar trazendo seu conhecimento e experiência para a IFPI.”