in ,

Homem que ajudou a popularizar frase “Hakuna Matata” critica álbum “The Gift” da Beyoncé


O álbum “The Lion King: The Gift” lançado por Beyoncé não agradou a todos – especialmente artistas quenianos. O músico John Katana, que ajudou a cunhar a expressão “Hakuna Matata” ao usá-la em seu hit dos anos 1980 “Jambo Bwana”, usou a Internet para criticar o trabalho da popstar americana. Ele achou desrespeitoso da parte dela esnobar os artistas do Quênia. O álbum não traz nenhum cantor do país, embora o filme “O Rei Leão” sugira se passar no Quênia – ou ao menos na África Oriental.

O álbum “The Gift” é apresentado como uma “carta de amor” da Beyoncé à África. Nos últimos anos, a cantora tem inclinado sua carreira para o reconhecimento de suas raízes e disseminação da cultura africana e afro-americana. “The Gift” conta com colaborações de vários artistas africanos – WizKid, Shatta Wale, Burna Boy, Busiswa, Moonchild Sanelly, Tekno, Yemi Alade e Mr Eazi. Só que nenhum queniano.

A verdade é que John Katana enfrenta uma batalha pessoal contra “O Rei Leão”. No ano passado, ele iniciou uma petição para que a Disney abrisse mão dos direitos da expressão “Hakuna Matata”, que é uma frase suali muito conhecida popularizada em “Jambo Bwana”. Ele diz que a Disney nunca sequer o procurou para tratar do uso dessa expressão.