O filme “Besouro Azul”, primeiro passo de Bruna Marquezine no mercado internacional, liderou as bilheterias no fim de semana em 17 países. O filme foi nº1 na América Latina, incluindo o Brasil, em países asiáticos e também nos Estados Unidos (onde destronou “Barbie”). O longa-metragem da DC fechou o fim de semana com faturamento mundial de US$ 43,4 milhões, segundo Deadline.
Leia mais:
- Quem é Jenny Kord, personagem de Bruna Marquezine em “Besouro Azul”?
- “Besouro Azul” fatura US$ 3,3 milhões com sessões antecipadas nos EUA
- “Bruna Marquezine foi incrível”, elogia diretor de “Besouro Azul”
- Xolo Maridueña, de “Besouro Azul”, virou cantor? Ouça sua música!
Nos Estados Unidos especificamente, “Besouro Azul” chegou a US$ 25,4 milhões no domingo (20/8). O número é abaixo da projeção otimista de US$ 30 milhões feita pelo mercado. Por outro lado, a Warner Bros. Pictures comemora um objetivo alcançado: levar o público latino-americano aos cinemas.
“Besouro Azul” é o primeiro filme da DC para um super-herói latino na tela grande. Ele traz elenco latino, uma história latina, cheia de referências à cultura pop mexicana, e com direito até a falas em espanhol. E a comunidade latino-americana dos Estados Unidos tem avaliado “Besouro Azul” com nota alta.
Hit ou flop, afinal?
A Warner Bros. não divulgou o orçamento de “Besouro Azul”, mas o valor que tem circulado na imprensa norte-americana é de US$ 104 milhões. O filme foi concebido originalmente como um produto exclusivo para o serviço de streaming HBO Max – com objetivo portanto de atrair assinantes e não de vender ingressos. Os US$ 43,4 milhões iniciais de “Besouro Azul” são válidos para a Warner Bros. No streaming, não teria rendido tanto em tão pouco tempo.
A régua para filmes voltados para latinos é outra. “Alita: Anjo de Combate” (2019) fez US$ 28,5 milhões de bilheteria em três dias nos Estados Unidos e “Era Uma Vez No México” (2003), US$ 23,4 milhões. “Besouro Azul” está dentro da média. Diferente desses exemplos, o super-herói de Xolo Maridueña não contou com agenda de divulgação do elenco, por conta da greve de atores de Hollywood.
“Besouro Azul” liderou as bilheterias do fim de semana, mas com faturamento menor do que apontavam as projeções. É correto afirmar que o resultado foi satisfatório para Warner – nem um grande sucesso e tampouco um fiasco.