in ,

Hit ou flop? Interpretando a bilheteria de “Animais Fantásticos 3”

Mesmo com bilheteria abaixo do esperado, filme estreou no primeiro lugar nos Estados Unidos.

Aqui estão dez pôsteres novos de "Animais Fantásticos 3"
(Foto: Divulgação)

O universo Harry Potter sempre carrega muito público em seus projetos, seja no cinema ou em outras áreas do entretenimento, mas em “Animais Fantásticos 3”, a bilheteria do primeiro fim de semana nos Estados Unidos decepcionou e pode estar demonstrando um esfriamento no interesse pela franquia. Mas será que foi Hit ou Flop?

Falou demais? Eddie Redmayne entrega cena de "Animais Fantásticos 3"
(Foto: Warner Bros. Entertainment Inc)

Leia mais:

Em primeiro lugar, em nenhum momento o resultado de bilheteria deve ser medida de qualidade de uma produção cinematográfica e aqui nós queremos apenas interpretar os número para tentar traçar um possível futuro para a franquia “Animais Fantásticos”, já que a Warner Bros. já avisou que os dois últimos filmes dependerão diretamente do resultado de bilheteria de “Os Segredos de Dumbledore”, como é chamado o terceiro título da franquia.

Primeiro lugar nos EUA

"Animais Fantásticos 3": Mads Mikkelsen fala sobre relacionamento de Grindelwald e Dumbledore
(Foto: Divulgação)

Depois de estrear em mercados selecionados uma semana antes, foi somente nesta quinta-feira (14) que “Animais Fantásticos 3” chegou aos cinemas de todo o mundo, incluindo os dos Estados Unidos.

E em uma semana de estreias inexpressivas, “Animais Fantásticos 3” conseguiu garantir o primeiro lugar das bilheterias dos cinemas estadunidenses, mas com um resultado bem abaixo do esperado. Tão abaixo, que se tornou a pior estreia das franquias de filmes do universo Harry Potter.

Entre os dias 14 e 17 de abril, “Animais Fantásticos 3” conquistou 43 milhões de dólares em vendas de ingressos nos Estados Unidos, levando o total global de bilheteria do filme para 193 milhões de dólares até o momento.

Desanimação do público e polêmicas

Após prisão, Ezra Miller fica fora da pré-estreia de "Animais Fantásticos 3"
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Tirando todos os países onde a pandemia de COVID-19 ainda impedem um total funcionamento dos cinemas, como na China, um dos mais importantes mercados cinematográficos da atualidade, a queda na bilheteria da franquia “Animais Fantásticos” pode ser um reflexo da própria desanimação do público e de algumas polêmicas envolvendo a produção.

Após o segundo filme da franquia, “Os Crimes de Grindelwald”, os fãs do universo Harry Potter já demonstravam seu descontentamento com o desenrolar de “Animais Fantásticos” e isso pode ter ajudado no desinteresse pelo terceiro filme da franquia.

Além disso, constantes polêmicas envolvendo desde a autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, acusada constantemente de transfobia, a membros do elenco, como Ezra Miller e até o escândalo que gerou a troca de Johnny Depp no papel de Grindelwald, também podem ser apontados como possíveis motivos para o afastamento do público para “Animais Fantásticos 3”.

Prejuízo?

Trailer de "Animais Fantásticos 3" é adiado por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia
(Foto: Divulgação)

Vale salientar que, apesar do rendimento abaixo do esperado nas bilheterias, “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” passará longe de ser uma produção que dará prejuízo aos estúdios Warner Bros.

Segundo informações da imprensa especializada internacional, “Animais Fantásticos 3” custou aos bolsos da Warner Bros. cerca de 200 milhões de dólares para ser produzido. Esse valor será ultrapassado facilmente com a bilheteria mundial nos próximos dias e a partir daí, é só lucro.

Mas será que o baixo rendimento de “Animais Fantásticos 3” afetará o destino da franquia?