A Hipgnosis é proprietária de um catálogo avaliado em US $ 2,21 bilhões (cerca de R$ 11,15 bilhões), revelou a empresa em uma recente atualização financeira. Esse catálogo, avaliado no final de março de 2021, possuía 64.555 canções em 138 catálogos, de acordo com o relatório.
De acordo com a Music Business Worldwilde, a avaliação refletiu um aumento de quase 18xna receita líquida anual de ações da editora. A avaliação é mais de US$ 200 milhões maior do que os aproximadamente US$ 2 bilhões que a Hipgnosis gastou cumulativamente no catálogo após o IPO da empresa na Bolsa de Valores de Londres, em 2018.
Esse gasto acumulado de ≈ $ 2 bilhões, disse a Hipgnosis hoje, representa um múltiplo de aquisição médio/combinado de 15,32x. Ainda segundo a publicação, nos 12 meses até o final de março de 2021, disse a Hipgnosis, ela adquiriu 84 catálogos por US $ 1,06 bilhão – um preço médio por transação de US $ 12,6 milhões.
Essas aquisições incluíram catálogos de músicas de nomes como Red Hot Chili Peppers, Neil Young, Lindsey Buckingham, Chrissie Hynde, Shakira, Michel Bublé e Metallica produzidos por Bob Rock, Walter Afanasieff, Steve Winwood e o produtor vencedor do Grammy, Andrew Watt.
Chamando 2020/2021 de um “ano notável”, o fundador e CEO da Hipgnosis, Merck Mercuriadis, disse hoje: “[Embora] nunca tivéssemos desejado uma pandemia, ela acelerou o consumo de músicas clássicas por streaming e demonstrou exatamente o que é excelente músicas comprovadas de classe de ativos são. A pandemia parece prestes a nos levar à inflação e, novamente, estamos extremamente bem colocados com o Songs como uma classe de ativos para nossos acionistas serem beneficiários”.
Ele ainda revelou que nos objetivos da empresa, listados há três anos atrás, estavam:
- Estabelecer Músicas como uma classe de recursos;
- Usar a alavancagem de nosso fundo e as grandes músicas em nosso catálogo para ser um catalisador para mudar a posição do compositor na equação econômica para o benefício da comunidade de compositores e de nossos acionistas;
- Substituir o modelo de publicação tradicional quebrado pelo Song Management e agregar valor.
“Tendo dado aos nossos acionistas um retorno total de 41% desde o início, aumentamos nosso NAV em mais de 11% ao longo deste ano fiscal, tendo defendido compositores no mais alto nível, incluindo as audiências DCMS ocorrendo no Parlamento e tendo aumentado nossa receita de sincronização de 9% a 15%, tenho o prazer de dizer que estamos no bom caminho para que o Hipgnosis alcance tudo”, finaliza.