#BIZ

Head da Apple Music revela que usuários não sabem identificar áudio Lossless

Eddy Cue, head da Apple Music | Foto: Divulgação

A Apple Music lançou a tecnologia de áudio sem perdas como um avanço na experiência de ouvir música em junho do ano passado. Porém, em recente entrevista à Billboard, o vice-presidente sênior de software e serviços de Internet da Apple e head da Apple Music, Eddy Cue revelou  que não acredita que os usuários consigam identificar a diferença entre streaming de áudio Lossless (sem perdas) e compactado.

“A realidade de sem perdas é: se você pega 100 pessoas e pega uma música estéreo  sem perdas e pega uma música que está no Apple Music compactada, 99 ou 98 [pessoas que] não conseguem dizer a diferença”, revela Cue.

“Para a diferença de sem perdas, nossos ouvidos não são tão bons. Sim, há um conjunto de pessoas que têm ouvidos incríveis e isso é apenas uma parte disso. Há outra parte, você tem o nível de equipamento que pode realmente dizer a diferença? Requer equipamento estéreo de altíssima qualidade”, completa.

Foto: Divulgação

Ainda segundo o head, “o que você descobre é que, para alguém que é um verdadeiro, por exemplo, conhecedor de música clássica, eles podem ser capazes de dizer a diferença em sem perdas. Eu não posso dizer pessoalmente – eu faço os testes cegos o tempo todo com a equipe – eu não posso dizer. ”

De acordo com a publicação do Digital Music Week, o próprio equipamento de áudio da Apple, AirPods e AirPods Max, usa o codec AAC padrão por Bluetooth. É um codec com perdas para streaming sem fio, mas mesmo com fio você não obtém o verdadeiro ‘áudio sem perdas’.

Leia mais:

Isso porque o AirPods Max usa um conversor analógico para digital (ADC) para converter o áudio analógico do cabo de 3,5 mm em um formato digital antes de passá-lo para os drivers de áudio reais. O sinal está sendo reprocessado e não é mais uma correspondência idêntica à fonte.

O resultado é um som muito próximo ao arquivo sem perdas, mas a Apple não o chamará assim porque houve algum reprocessamento do arquivo. Para ouvir ‘alta resolução sem perdas’ ainda requer um DAC externo, não importa que equipamento você esteja planejando usar para fazer streaming da música.

Destaques

#BIZ

Após sete dias de shows, com 750 artistas e público superior a 730 mil pessoas, chegou ao fim o Rock in Rio Brasil 2024,...

#BIZ

Enquanto se prepara para a sua estreia no Palco Mundo do Rock in Rio 2024, Jão foi alvo de rumores que viralizam nas redes...

#BIZ

Após assinarem com o escritório “ZNEC Produções”, da dupla Zé Neto & Cristiano, Diego & Arnaldo firmaram contrato com a gravadora Som Livre. Os...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile