banner com link para rádio globo
Spotify HiFi: nova experiência de áudio do Spotify é anunciada no evento Stream On 2021
Foto: Spotify/Divulgação
in

Spotify HiFi: conheça 5 fatos sobre a nova experiência musical da plataforma

A partir do final deste ano, os assinantes Premium em mercados selecionados poderão atualizar sua qualidade de som para Spotify HiFi

O Spotify anunciou ontem (22) durante o evento Stream On o lançamento da nova experiência musical: Spotify HiFi. A partir do final deste ano, os assinantes Premium em mercados selecionados poderão atualizar sua qualidade de som para Spotify HiFi e ouvir suas músicas favoritas da maneira que os artistas pretendem.

O Spotify selecionou cinco fatos sobre a nova experiência musical de alta qualidade:

  • O streaming de música de alta qualidade é consistentemente um dos novos recursos mais solicitados pelos usuários do Spotify;
  • O Spotify HiFi entregará música com qualidade de CD, formato de áudio sem perdas para o seu dispositivo e alto-falantes habilitados para Spotify Connect, o que significa que os fãs poderão experimentar mais profundidade e clareza enquanto desfrutam de suas faixas favoritas, de acordo com a plataforma;
  • A onipresença está no centro as atividades do Spotify, e a plataforma afirma que está trabalhando com alguns dos maiores fabricantes de alto-falantes do mundo para tornar o Spotify HiFi acessível ao maior número de fãs possível através do Spotify Connect;
  • O HiFi será acoplado à experiência do usuário do Spotify, ajudando a construir o compromisso da plataforma de garantir que os usuários possam ouvir a música que amam da maneira que desejam;
  • O Spotify HiFi começará a ser lançado em mercados selecionados ainda este ano, e a plataforma promete atualizações em breve.

A cantora e compositora americana Billie Eilish e o produtor musical FINNEAS foram convidados para falarem sobre a importância das opções de áudio de alta qualidade para criadores e fãs.

Tecnologia de áudio HiFi

O anúncio do Spotify não é totalmente uma novidade para a indústria musical. O TIDAL HiFi, lançado em 2014, conta com FLAC (16 bits / 44,1 kHz), um formato de streaming mais robusto e nítido. De acordo com a companhia de Jay-Z, a maioria dos serviços de streaming apenas oferece a Definição Padrão com o uso de MP3s ou outros formatos compactados – nos quais os aspectos da gravação original são removidos para compactar o arquivo, comprometendo a qualidade.

Uma assinatura TIDAL HiFi possui suporte a quatro opções de qualidade de som à sua escolha:

Master – Arquivos autenticados do processo de masterização. Qualidade de estúdio. Clareza e profundidade. O MQA (áudio em uma versão autenticada e ininterrupta) é autenticado pelos próprios artistas.
HiFi – Qualidade de CD sem perdas (1411kbps ou 16bit / 44.1kHz).
Alto – Melhor equilíbrio entre o uso de dados e a qualidade do som (320kbps AAC).
Normal – Uso reduzido de dados para conexões mais lentas.

“Com uma assinatura TIDAL HiFi, você pode fazer streaming de mais de 60 milhões de faixas compactadas sem perdas. O conteúdo TIDAL Lossless é 4,4 vezes maior do que a taxa de bits da mais alta definição padrão de streams oferecidas por outros serviços, permitindo que você ouça a música em sua forma mais pura”, diz a TIDAL.

A Deezer também fornece a sua solução HiFi, em um pacote de assinatura mais caro do que o seu padrão: de R$16,90 para R$26,90. A plataforma afirma que os ficheiros de música são geralmente comprimidos para permitirem um streaming mais rápido. Com o Deezer HiFi, a companhia garante um som de alta fidelidade – ou seja ficheiros de música não comprimidos codificados no formato FLAC (16 bits, 1411 kbps). Basicamente, qualidade sem perdas é um som cristalino, qualidade de CD.

Durante o evento Stream On, o Spotify revelou o quanto continua a apostar no poder ilimitado do áudio – a oportunidade e o potencial que ele representa para a companhia, criadores e fãs em todo o mundo. Hoje, a biblioteca do Spotify contém mais de 70 milhões de faixas, 4,5 bilhões de listas de reprodução e mais de 2 milhões de podcasts, feitos por mais de oito milhões de criadores.

 

Escrito por Láisa Naiane

Filho de Sandy e Lucas Lima canta no programa do pai: ouça!

Filho de Sandy e Lucas Lima canta no programa do pai: ouça!

Abigail Cowen, protagonista de ‘Fate: A Saga Winx’, faz cover emocionante de Taylor Swift