Artistas da indústria fonográfica latina podem se candidatar ao Grammy Latino até o dia 30 de abril. Para isso, cantores, compositores, produtores e demais profissionais do mercado musical devem ser associados da Academia Latina de Gravação. Saiba mais sobre os prazos para garantir a vaga na premiação!
LEIA MAIS:
- Sony Music processa organização do REP Festival e cobra devolução de R$ 3 milhões
- ‘Chapa Renovação’ é eleita e assume Conselho Diretor do triênio da ABMI
- Taylor Swift estreia no Threads e rede social libera experiências para os fãs
- Manu Bahtidão estreia em telão na Times Square como embaixadora Equal do Spotify
Para a inscrição de uma música ou de um álbum no Grammy Latino, os associados têm até às 18h de 30 de abril, seguindo o fuso horário de Los Angeles, Estados Unidos. A partir do próximo mês, maio, a Academia Latina solicitará uma sequência de materiais adicionais às inscrições, como documentos, projetos gráficos dos álbuns e links às obras.
Concorrer ao Grammy Latino exige que o artista esteja com sua afiliação reconhecida pela Academia Latina de Gravação. Neste ano, o reconhecimento de novas afiliadas se deu até 12 de março, período em que as artistas poderiam também concorrer à edição deste ano do Grammy.
Ao mesmo tempo, o link para futuros associados continua aberto. As inscrições validadas permitem a participação como concorrente ou votante nas edições do Grammy Latino.
> Inscreva-se para a Academia Latina de Gravação!
Segundo o Grammy Latino, as inscrições anuais reúnem em média 20 mil artistas musicais, nas diversas categorias da premiação. Com as obras cadastradas e aptas à disputa do prêmio, um time de 150 pessoas da indústria musical organizam as informações por meio de comitês, de acordo com a União Brasileira de Compositores (UBC).
Para fazer parte dos comitês, os interessados não precisam estar cadastrados na Academia Latina de Gravação. A estimativa é que após duas semanas, todas as músicas e todos os álbuns tenham o parecer final de participação.
Neste ano, seguindo o fuso horário de Los Angeles, as votações iniciam-se em 24 de julho, às 09h, e perduram até 05 de agosto, às 18h.
Classificações no Grammy Latino
Entre as quatro categorias gerais do prêmio (Álbum do Ano, Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Artista Revelação), e as 15 adicionais registradas, os membros votantes da Academia Latina de Gravação podem selecionar dez indicados em cada categoria geral, e cinco nas adicionais.
Segundo a UBC, o anúncio dos indicados é previsto para o período de 13 a 27 de setembro. Com isso, a última rodada de candidaturas escolherá os vencedores das categorias do Grammy Latino. A expectativa é que este processo termine em 10 de outubro.
Por meio de um aplicativo de votação, a Academia sistematiza a validade dos votos, que são enviados à auditoria ela empresa Deloitte. Os dados tabulados são revisados pela Academia Latina.
Entre as comprovações da veracidade e registro das músicas e álbuns concorrentes, o Grammy Latino permite incluir links de vendas em lojas de música, como iTunes, Amazon, cdbaby, cduniverse, ou qualquer outra conhecida na América Latina. Caso os links não estejam disponíveis, a Academia exige o recibo de compra de uma loja ou uma carta que certifique a distribuição dos álbuns.
Instrumentistas, produtores musical, engenheiros, artistas, autores, compositores, assim como managers, administradores da indústria fonográfica podem fazer parte do corpo de membros da Academia Latina de Gravação.
Confira o calendário previsto para o 25º Grammy Latino!
- 30 de abril: fim das inscrições de músicas e álbuns para a lista de concorrentes.
- 24 de julho a 05 de agosto: votações de indicados ao Grammy Latino.
- 13 a 27 de setembro: provável período de publicação da lista de indicados.
- 10 de outubro: último dia de votações para vencedores.