Menu
in

Grammy Latino anuncia novas diretrizes de elegibilidade para a premiação; saiba mais

Foram adicionadas uma nova Área e duas Categorias, e também foram feitas alterações nos requisitos de categorias existentes

Grammy Latino anuncia novas diretrizes de elegibilidade para premiação. Foto: Divulgação

O Grammy Latino (Academia Latina da Gravação™) anunciou hoje (27) as novas diretrizes de elegibilidade para a 25ª entrega anual da premiação, que será realizada em novembro de 2024. As mudanças incluem uma nova área “Música Eletrônica”; duas novas categorias, “Melhor Performance de Música Eletrônica Latina” e “Melhor Álbum de Música Mexicana Contemporânea”, além de mudanças em categorias existentes.

De acordo com o Grammy Latino, as mudanças apontam os esforços da academia de evoluir juntamente aos seus membros, criadores e profissionais da música.

Leia Mais:

Nova Área e Categoria no Grammy Latino

Área: Música Eletrônica

Categoria: Melhor Performance de Música Eletrônica Latina

Essa categoria é voltada apenas para singles e faixas (vocais ou instrumentais). As gravações devem ter 51% de tempo de execução de gêneros de música eletrônica latina (conforme definido pelo Latin Electronic Committee), bem como gêneros emergentes relacionados e elementos latinos, a fim de refletir com precisão as tendências atuais da música eletrônica latina.

As gravações que contêm interpolações/sampling são elegíveis se a interpolação/sampling não constituir mais de 25% da letra e/ou 51% da música da canção original. Remixes de música eletrônica latina são elegíveis.

O prêmio é entregue a artistas solo, duplas ou grupos (para grupos com mais de 10 membros, a estatueta será entregue ao “líder”). Os Certificados de Ganhador serão entregues ao(s) produtor(es), engenheiro(s), mixador(es), compositor(es) e ao artista que fez a gravação original, se aplicável.

Nova Categoria Mexicana no Grammy Latino

Categoria: Melhor Álbum de Música Mexicana Contemporânea (Área Regional Mexicano) 

Essa categoria é voltada para álbuns vocais ou instrumentais de Música Regional Mexicana Contemporânea, em espanhol, que contenham pelo menos 51% do tempo total gravado com material novo, e que mantenham pelo menos 60% da essência dos gêneros da Música Regional Mexicana.

O prêmio é concedido a artistas solo, duplas ou grupos, produtor(es), engenheiro(s) de gravação e engenheiro(s) de mixagem de 51% ou mais do tempo total de execução do álbum. Os Certificados de Ganhador serão entregues ao(s) engenheiro(s) de masterização e ao(s) produtor(es), engenheiro(s) e mixador(es) de menos de 51% do tempo total de execução (se não for o artista).

Alterações Adicionais de Categorias no Grammy Latino

Mudança de Nome da Categoria

Para a Área Língua Portuguesa, a categoria anteriormente chamada de “Melhor Álbum de MPB (Música Popular Brasileira)” passou por uma mudança e será chamada: Melhor Álbum de MPB (Música Popular Brasileira) / MAPB (Música Afro-Portuguesa-Brasileira).

A categoria é voltada para álbuns vocais ou instrumentais de Música Popular Brasileira e Música Afro-Portuguesa-Brasileira que contenham pelo menos 51% do tempo total de execução de material inédito.

Alteração da Definição

Categoria: Melhor Canção Cantor Compositor (Área Cantor Compositor)

Para singles ou faixas que contenham pelo menos 60% das letras em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo. Deve ser uma nova música composta e interpretada 100% pelo(s) cantor compositor(es). O prêmio é entregue ao(s) cantor compositor(es). O Certificado de Ganhador é entregue ao editor musical (music publisher).

Novos Critérios de Elegibilidade para Vídeos

Categoria: Melhor Vídeo Musical Versão Longa (Área Vídeo Musical)

Os vídeos elegíveis na categoria Melhor Vídeo Musical Versão Longa devem ter pelo menos 12 minutos de duração (antes eram pelo menos 20 minutos).

Emenda à Regra Referente ao Número de Indicações

De acordo com o Grammy Latino, o número de indicações em uma categoria será baseado no número de inscrições (Todas as Áreas).

Cada categoria deverá ter pelo menos 40 inscrições de artistas distintos. Se uma categoria receber entre 25 e 39 inscrições, apenas três gravações receberão indicações naquele ano. Se houver menos de 25 inscrições em uma categoria, essa categoria entrará imediatamente em hiato no ano corrente e as inscrições serão redirecionadas para a próxima categoria mais lógica.

Se uma categoria receber menos de 25 inscrições por três anos consecutivos, a categoria será descontinuada e as inscrições serão feitas na próxima categoria mais adequada.

Como funciona o processo de inscrição on-line para o Grammy Latino?

Novas diretrizes para envios:

1. Rodada única de envios

Todos os envios para o Processo de Inscrição On-line (para gravações lançadas de 1 de junho de 2023 a 31 de maio de 2024) ocorrerão em uma única rodada de submissões, com início em 1 de abril de 2024 e encerramento em 30 de abril de 2024, às 18h (horário do Pacífico dos EUA).

Todos os lançamentos planejados para maio de 2024 devem ser registrados em abril, antes do encerramento do Processo de Inscrição On-line, e o link de streaming e os créditos devem ser enviados até 31 de maio de 2024.

2. Remoção do conceito de envio final

Os envios podem ser concluídos “à medida que avançam”, não há necessidade de aguardar a conclusão de todas as inscrições para um envio final, facilitando assim o envio de inscrições.

Todas as atualizações entrarão em vigor imediatamente para a próxima 25.ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, que será realizada em novembro de 2024. Para ver o calendário de Premiação deste ano, visite o site.

Aloysio Reis, a homenageada Simone e Carlos Galilea no palco na apresentação de prêmios especiais durante a 24ª edição anual do Grammy Latino em 12 de novembro de 2023 em Sevilha, Espanha. Foto: Rodrigo Varela/Getty Images para Latin Recording Academy)

 

Compartilhe:

Sair da versão mobile