Ansiosos? O Grammy Awards 2023, a.k.a. maior premiação musical da atualidade, acontece neste domingo (5). A cerimônia, repleta de looks deslumbrantes e performances incríveis, é responsável por presentear anualmente os profissionais da indústria por sua excelência e conquistas. Entra ano sai ano, o evento sempre gera algumas polêmicas por determinadas escolhas de indicados e vencedores – ou até mesmo por quem acabou de fora da lista. E quem exatamente são os culpados disso? Saiba mais sobre como ocorre a votação da premiação!
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Grammy 2023: saiba quem vai sentar ao lado de Anitta durante a premiação
- Anitta faz performance eletrizante em festa pré-Grammy do Spotify
- Grammy 2023: Saiba como assistir à premiação!
Assim que termina uma festa do Grammy, começa a disputa da próxima edição! Gravadoras, produtores e músicos inscrevem concorrentes para o prêmio e são os membros da chamada Recording Academy que resolvem todo o processo. Ela é uma associação que reúne músicos, produtores, engenheiros de som, compositores e técnicos envolvidos com o universo musical, e que está dividida em 12 grandes escritórios espalhados pelos Estados Unidos, em cidades como Washington, Nova York e Los Angeles.
Para fazer parte do grupo é preciso uma recomendação de dois profissionais de peso do setor. Além disso, a Academia exige comprovação de carreira focada na indústria da música. Isso inclui indicações e prêmios, presença online estabelecida, entrevistas, informações de representantes, publicitários, entre outros.
Por fim, para um artista ser escolhido pelos integrantes para fazer parte da premiação, é preciso que ele tenha lançado algum trabalho fonográfico entre as datas de 1º de outubro de um ano, até o dia 30 de setembro do ano seguinte e, claro, seja inscrito.
Após o encerramento da data de inscrições, 150 especialistas da Recording Academy decidem quais serão os pré-selecionados, e as dividem em mais de 100 categorias. Então, aproximadamente outros 12 mil membros da Academia votam para a escolha dos finalistas, sendo cinco por prêmio. Vale lembrar que os trabalhos são enviados aos membros que votam em gêneros específicos, ou seja: alternativo, pop, R&B, rap, rock, etc.
E quais os critérios?
Os integrantes avaliam os trabalhos de composição, arranjo, engenharia, áudio imersivo, embalagem, gravação remixada, histórico e notas do álbum. E como afirma o Grammy, apenas membros com experiência em gêneros e categorias específicas votam nos indicados de cada uma.
LEIA MAIS:
- Anitta revela “experiência louca” sobre o Grammy e afirma: “quero ver Beyoncé”
- Demi Lovato e Sabrina Carpenter se apresentam em evento pré-Grammy
- Grammy 2023: Anitta é favorita para “Artista Revelação” da revista TIME
Os vencedores são escolhidos dois meses antes da premiação, quando a lista dos finalistas é divulgada para o público. Logo depois, ocorre uma nova convocação para que, dessa vez, apenas dez pessoas definam quem irá levar o tão almejado gramofone para casa. É aí que, também por votação, o vencedor de cada uma das categorias é escolhido.
Fique por dentro do Grammy 2023 com o POPline!
O Grammy Awards 2023 acontece em reconhecimento aos melhores trabalhos da música lançados entre 1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022. As indicações foram anunciadas em 15 de novembro de 2022. Vale lembrar que a decisão de cada prêmio fica por conta dos membros votantes, ou seja, artistas, compositores, produtores, engenheiros, instrumentistas e qualquer outro membro da indústria fonográfica que fazem parte da Recording Academy.
Os membros podem votar em até 10 categorias, em até três campos em sua cédula, além de todas as quatro categorias do Campo Geral, mais conhecido como “The Big Four”(As Quatro Grandes): “Gravação do Ano”, “Álbum do Ano”, “Música do Ano” e “Melhor Artista Revelação”, sendo estas, as indicações de maior prestígio na cerimônia. Há cinco novas categorias na premiação deste ano, somando 91 ao todo – o maior aumento no número de categorias em 28 anos.
A 65ª edição anual do prêmio tem transmissão ao vivo pela TNT e HBO Max a partir das 21h15. O POPline, por sua vez, acompanha fielmente o evento e compartilha todos os detalhes, inclusive o que a TV não mostra, em uma cobertura intensa.
Dentre os indicados, Beyoncé lidera com nove nomeações – assim, ela e o marido JAY-Z compartilham o primeiro lugar como os artistas mais indicados da história do Grammy com 88 nomeações. Atrás da cantora estão Kendrick Lamar, Adele, DJ Khaled, Harry Styles, entre outros.
De quebra, o Brasil surge representado por Anitta, que concorre na categoria “Artista Revelação do Ano”. Ela pode se tornar a primeira artista latina a vencer o prêmio de melhor “artista revelação” em mais de 50 anos. Ela disputa o prêmio com Omar Apollo, Domi & JD Beck, Muni Long, Samara Joy, Latto, Maneskin, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle e Wet Leg.
Fique atento na cobertura do POPline no site e nas redes sociais. Não vai perder, hein?