O cantor Zayn voltou a falar do Grammy Awards neste domingo (14/3), dia em que a premiação é realizada nos Estados Unidos. Depois de mandar a Academia da Gravação se danar (na verdade, ele usou outro termo), Zayn acusou a instituição de ter “comitês secretos”.
“A Academia da Gravação está andando a centímetros e precisamos caminhar em milhas. Estou mantendo a pressão e lutando por transparência e inclusão. Precisamos ter certeza de que estamos honrando e celebrando a ‘excelência criativa’ de TODOS. E acabar com os comitês secretos. Até lá… #fo**seogrammy”, twittou.
.@recordingacad are moving in inches and we need to move in miles. I’m keeping the pressure on & fighting for transparency & inclusion. We need to make sure we are honoring and celebrating “creative excellence” of ALL. End the secret committees. Until then … #fuckthegrammys
— zayn (@zaynmalik) March 14, 2021
A declaração vem cinco dias depois de Zayn dar a entender que a Academia da Gravação é corrupta. “A menos que você aperte as mãos e envie presentes, não é considerado para indicações. No ano que vem, enviarei uma cesta de doces para vocês”, escreveu.
“Meu tweet não é pessoal ou sobre elegibilidade, mas sobre a necessidade de inclusão e sobre a falta de transparência no processo de nomeação, que cria e permite um espaço de favoritismo, racismo, politicagem e influência no processo de votação”, acusou.
Novo normal para o Grammy Awards
Assim como em outras cerimônias que rolaram durante a pandemia do novo coronavírus, o Grammy precisou se virar e incluiu trechos pré-gravados, além da cerimônia ao vivo. Isso incluiu também o tapete vermelho, com entrevistas pré-gravadas além de espiadinhas nos bastidores.
A sede escolhida para a cerimônia foi Los Angeles, mas nem todos os artistas se apresentaram in loco. A exemplo de outras premiações, cantores e grupos gravaram suas performances em estúdios e palcos montados em diversas partes do mundo. Os locais não foram divulgados, para não atrair presença do público e, assim, evitar aglomerações.
O show incluiu sequências de dentro do Centro de Convenções de Los Angeles, bem como no deck externo do local e nas ruas ao redor. Em alguns casos, o Staples Center, a casa habitual dos Grammy, também estará visível em segundo plano.
Curiosidades sobre a 63ª cerimônia do Grammy
A Academia da Gravação recebeu 23 mil submissões para sua 63ª edição. Segundo Harvey Manson Jr., presidente da Academia, a seleção dos indicados foi feita com intuito de contemplar a maior diversidade possível nas 84 categorias.
Beyoncé foi a artista mais indicada deste ano, conquistando nove nomeações de uma vez. Dua Lipa, Roddy Ricch e Taylor Swift também se destacaram, cada um com seis indicações.