O Google anunciou o lançamento de uma ferramenta de inteligência artificial experimental: o MusicLM. O recurso já está disponível para o público. As informações são do Music Business Worldwide.
O MusicLM criará então duas versões da música solicitada para a pessoa que inseriu o prompt. O usuário pode então votar em qual prefere, o que o Google diz que “ajudará a melhorar o modelo de IA”.
O modelo foi treinado em cinco milhões de clipes de áudio, totalizando 280 mil horas de música a 24 kHz. Na época de seu lançamento em janeiro, o Google lançou um conjunto de exemplos das habilidades de ‘Geração de áudio’ da ferramenta ‘De legendas ricas’, cujos resultados você pode ouvir aqui.
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O Google afirma que, “seja você um músico profissional ou apenas começando, o MusicLM é uma ferramenta experimental que pode ajudá-lo a expressar sua criatividade”.
A empresa publicou um ‘back-the-scenes’ no MusicLM sendo usado por um artista sonoro, um artista residente do Google Arts & Culture e um pesquisador do Google.
Além disso, o Google também publicou um artigo em janeiro descrevendo a pesquisa que envolveu o desenvolvimento da ferramenta.
De acordo com os pesquisadores do Google, “o trabalho futuro pode se concentrar na geração de letras, juntamente com a melhoria do condicionamento do texto e da qualidade vocal. Outro aspecto é a modelagem da estrutura musical de alto nível, como introdução, verso e refrão”.
O trabalho de pesquisa, que sugere que o MusicLM “estende ainda mais o conjunto de ferramentas que auxiliam os humanos em tarefas musicais criativas”, também acrescentou que “existem vários riscos associados ao nosso modelo e ao caso de uso que ele aborda”.
De acordo com os pesquisadores, entre esses riscos estão os de que “as amostras geradas refletirão os vieses presentes nos dados de treinamento, levantando a questão sobre a adequação da geração de música para culturas sub-representadas nos dados de treinamento e, ao mesmo tempo, também levantando preocupações sobre questões culturais. apropriação”.
Outro risco destacado foi a “potencial apropriação indébita de conteúdo criativo”.
“De acordo com práticas responsáveis de desenvolvimento de modelos, realizamos um estudo aprofundado de memorização, adaptando e estendendo uma metodologia utilizada no contexto de LLMs baseados em texto, com foco na etapa de modelagem semântica”, explicaram os pesquisadores.
O lançamento público surpresa do MusicLM pelo Google nesta semana chegou no mesmo dia em que o CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, anunciou um grande impulso para a IA com uma série de atualizações para vários produtos do Google.
“Sete anos em nossa jornada como uma empresa que prioriza a IA, estamos em um ponto de inflexão empolgante”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet, em seu discurso de abertura no evento Google I/O 2023 na quarta-feira (10).
“Temos a oportunidade de tornar a IA ainda mais útil para as pessoas, para as empresas, para as comunidades, para todos”, completa.
A expansão de Bard
Como parte do novo impulso de IA do Google, a empresa está expandindo Bard, ferramenta de IA de conversação e rival do Chat GPT, em mais de 180 países após um lançamento inicial no Reino Unido e nos EUA.
Bard também foi recentemente movida pelo Google para seu “modelo de linguagem de última geração”, PaLM 2. O buscador afirma que este é “um modelo de linguagem que apresenta habilidades matemáticas e de raciocínio avançadas, além de/ recursos de codificação”.
O lançamento público do MusicLM chega em um momento de crescente desconforto em torno do uso de IA na música.
Uma das principais razões para as preocupações da indústria em relação ao uso de IA em músicas, é o risco de violação de direitos autorais.