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Google doa 5 mil bolsas de estudo e anuncia esforços para o desenvolvimento na Bahia

No ‘Cresça com o Google’, empresa reforça compromisso com capacitações e apoio para o aumento da empregabilidade na Bahia que acontece nos dias 22 e 23 de março
Cresça com o Google. Foto: Divulgação

O Google anunciou nesta quarta-feira (22) no evento ‘Cresça com o Google’, em Salvador, a doação de 5 mil bolsas de certificados de carreira emitidos pela empresa para cursos nas áreas de UX Design (Experiência de Usuário), Suporte em TI, Análise de Dados e Gerenciamento de Projetos. As vagas serão distribuídas por organizações parceiras da Vale do Dendê e terão como prioridade a parcela financeiramente mais vulnerável da população. 

Os cursos são desenvolvidos pelo próprio Google para a capacitação de pessoas em profissões com alta demanda do mercado – mesmo que elas não tenham experiência prévia – e estão disponíveis no Coursera, plataforma de aprendizado online, acesse aqui. Até 2025, serão distribuídas 500 mil bolsas em todo o Brasil.

O evento ‘Cresça com o Google’ acontece nesta quarta-feira em Salvador, na Bahia. Foto: Láisa Naiane

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O Google apresentou, na capital baiana, resultados e estatísticas de iniciativas em parceria com Organizações não Governamentais (ONGs) e com o Governo do Estado, que têm impacto direto e indireto no desenvolvimento local. Os investimentos realizados estão voltados para educação e capacitação, aceleração da economia e melhoria das rotinas dos cidadãos e das comunidades.

Conheça algumas das iniciativas apresentadas no evento:

O Google trabalha com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), desde 2018, no programa ‘Ela Pode, treinando mulheres’ com habilidades práticas e conceituais relacionadas à concepção, operação e fomento da própria empresa, para promover a independência financeira, diminuir a desigualdade de gênero e aumentar a empregabilidade. Serão treinadas 300 mil mulheres até 2025, somando um total de 550 mil, sendo a maioria pessoas negras e residentes das regiões Norte e Nordeste.

“Um dos propósitos do Google é compartilhar conhecimento e incentivar a educação,  capacitando empreendedoras e formando novos profissionais na área de tecnologia, sempre com foco em reduzir disparidades sociais no mercado de negócios e trabalho”, explicou Maia Mau, Diretora de Marketing do Google Brasil.

Maia Mau, Diretora de Marketing do Google Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn

Além disso, outro foco das iniciativas de capacitação e treinamento envolve o Google Cloud, a divisão de computação em nuvem do Google. Em 2022, mais de 15 mil pessoas foram capacitadas em tecnologias do Google Cloud no Brasil, por meio de programas gratuitos disponíveis para estudantes universitários e de escolas técnicas. São conteúdos sobre tecnologia e computação em nuvem que podem agregar aos currículos, e também trabalhados em sessões dos ambientes digitais do Cloud Skills Boost. 

Em Salvador, o Google Cloud apoia a Plataforma Salvador Tech, projeto da Prefeitura de Salvador, que viabiliza o acesso gratuito ao programa Google Cloud Computing Foundations para a formação em computação em nuvem, Big Data e Machine Learning.

Por sua vez, Google Cloud Academy permite que qualquer instituição de ensino superior ou técnico se inscreva para oferecer aos seus estudantes o acesso gratuito à capacitação oferecida pelo programa, que inclui quatro módulos de conteúdo: fundamentos da nuvem, infraestrutura, dados e machine learning,  e segurança; aula com um engenheiro do Google Cloud; e, ao final, um certificado. 

A primeira Academia do ano está prevista para acontecer em abril e as Universidades interessadas podem se inscrever, acesse aqui. Entre as Universidades da Bahia que contam com programas de capacitação do Google Cloud estão: Universidade Salvador (UniFACS), Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UniFASB), Centro Universitário UniFG e Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Há, ainda, o Capacita+. um hub online de aprendizado e treinamento do Google e Google Cloud visa conectar habilidades com as trilhas de aprendizado de diversas áreas de negócio da empresa, por meio de vídeos, treinamentos e laboratórios práticos, além de jogos para um aprendizado interativo.

Soluções para escolas

O Google busca disponibilizar suas ferramentas para diferentes redes de ensino básico e superior, a fim de apoiar a transformação do ensino e aprendizagem e gestão educacional. A rede estadual de educação da Bahia, por exemplo, usa Google Workspace for Education, um conjunto de ferramentas educacionais para facilitar a colaboração e simplificar o ensino, e Chromebooks gerenciados, laptops leves, com recursos de segurança e acessibilidade integrados que melhoram o relacionamento na sala de aula e protegem as informações dos usuários, soluções que compõem a plataforma Google for Education

A rede também estrelou um case do Inovar para Mim, iniciativa do Google for Education, que busca fomentar a tecnologia para inovar dentro e fora da sala de aula, sobre um aplicativo para expandir o acesso à saúde pública e facilitar processos como lembrete de consultas médicas, atualizações dos postos de saúde, nome do médico disponível no posto de saúde e horário de atendimento. Mais de 70 municípios do estado já se registraram para que todos os professores e alunos de suas redes tenham uma conta educacional, com acesso a ferramentas de aplicação educacional do Google. 

Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) e o Google têm um acordo de Cooperação Técnica para facilitar a adesão da versão sem custo do Google Workspace for Education.

Aceleração da economia

O desenvolvimento econômico local é uma das prioridades do Google no Brasil. Em 2021, por meio do Relatório de Impacto Econômico do Google, estima-se que as plataformas da empresa, incluindo a Busca, o Google Ads, o AdSense, a Play Store e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 104,5 bilhões em atividades  econômicas no Brasil. 

Outra iniciativa focada na aceleração da economia é o Black Founders Fund, do Google for Startups, que investe recursos financeiros e apoio para o desenvolvimento de startups fundadas ou lideradas por pessoas negras sem contrapartida ou participação societária. 

Desde o seu lançamento, em 2020, 43 startups foram investidas no Brasil  incluindo as baianas AfroSaúde, Aoca Game Lab, Inventivos e Traz Favela. O fundo inicial era de R$ 5 milhões e, em 2022, recebeu mais R$ 8,5 milhões para seguir investindo em novas startups. 

Em 2022, ​​o Google for Startups também criou, em parceria com o Instituto Vamo que Vamo, um programa que oferece ajuda de custo para pessoas negras interessadas em iniciar uma carreira em desenvolvimento de software. O objetivo é ajudar a suprir uma carência do mercado por estes profissionais e oferecer oportunidades específicas para pessoas negras. Dos contemplados pela parceria até agora, cerca de 40% são residentes das regiões Norte e Nordeste.

Outro importante projeto para impulsionar novos negócios é o Indie Games Fund, uma iniciativa do Google Play anunciada no ano passado, que apoiou com US$ 2 milhões dez empresas da indústria de jogos da América Latina. Cada estúdio recebeu US$ 200 mil e a baiana Aoca Game Lab também foi uma das selecionadas. 

Rotinas mais eficientes 

O Google trabalha com diferentes entidades públicas e privadas para melhorar experiências do dia a dia das pessoas e ajudar em projetos que visam tornar mais dinâmica a vida da comunidade, em diversos segmentos de interesse comum. 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, por exemplo, usa o Google Workspace, trazendo grande impacto de produtividade e colaboração aos funcionários. Durante o início da pandemia de Covid-19, o uso do Google Workspace foi potencializado pelo seu papel essencial nas audiências e atendimentos, que passaram a ser realizados remotamente usando o Google Chat e o Google Meet.

Já em outra frente, o Google trabalha para ajudar a aumentar a segurança e o bem-estar das pessoas, alertando sobre acidentes ambientais. Em 2021, o Alerta SOS ajudou a comunicar e a localizar as fortes chuvas que afetaram o sul da Bahia. 

O Alerta SOS é um recurso que tem o objetivo de levar informações úteis e relevantes para a população afetada, por meio do Google Maps e da Busca. A empresa também contribui com apoio às vítimas. 

Em janeiro de 2022, o Google se uniu aos esforços para recuperar a população impactada pelas fortes chuvas em Minas Gerais e no sul da Bahia. Na ocasião, o Google.org, instituição filantrópica do Google, ajudou o trabalho de organizações que estavam suprindo necessidades imediatas das pessoas. 

Já em outubro de 2020, foi lançado o Destaques, programa da Google News Initiative (GNI) que paga veículos de jornalismo pela produção de curadoria e licenciamento de conteúdo para os produtos de notícias, como o Google Notícias (em “Destaques Jornalísticos”). O Brasil já tem 100 veículos jornalísticos parceiros que vão desde jornais com abrangência nacional até publicações que também produzem jornalismo nas regiões e comunidades em que atuam, como o jornal baiano A Tarde

O apoio às informações, ao jornalismo e às redações esteve refletido no Local Lab Brasil, projeto da GNI para apoiar pequenos e médios produtores de notícias em diversas regiões do país, considerando a importância desses veículos para a redução dos desertos de notícias, por meio de conteúdos jornalísticos locais e originais. 

Este programa promove a maior sustentabilidade dessas organizações no meio digital, com treinamentos, assessoria e a construção de uma comunidade com desafios similares para a troca experiências e o apoio mútuo. Na Bahia, o Local Lab permitiu catalisar novas reflexões e possibilidades de inovação para os veículos parceiros, tais como Acorda Cidade e Correio Nagô, ambos sediados em Salvador.

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