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Google aponta que buscas por “Lo-fi” cresceram 148% no Brasil

Google aponta que buscas por Lo-fi cresceram 148% no Brasil. Foto: Divulgação/Google

O Google realizou uma análise profunda para justificar que a música é a melhor aliada para potencializar a estratégia de anúncios. Em um dos elementos em destaque da pesquisa, a empresa destacou que a música serve como aliada na concentração e expansão da criatividade. De acordo com o estudo, 61% dos brasileiros ouvem música para se motivar. Além disso, as buscas por estilos como “Lo-fi”, “chillhop” e “jazz hop”, sucessos como trilha sonora para trabalhos que demandam concentração, cresceram 148% no país.

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Segundo o Google, criar pontes e abrir canais de interação entre o público e os artistas que embalam sua rotina é uma ótima oportunidade para uma empresa se aproximar dos consumidores. Também é possível ajudar a mantê-los motivados ao oferecer uma seleção de músicas que sugiram esse sentimento.

Google aponta que buscas por “Lo-fi” cresceram no Brasil. Foto: Divulgação/Google

Lo-fi: da baixa fidelidade à uma estética moderna

O Lo-fi (abreviação de low-fidelity, ou seja, baixa qualidade) nasceu como uma música em que se opta esteticamente por deixar audíveis as imperfeições da gravação ou performance. Nos anos 90, passou a ser reconhecido como um estilo de música popular no esquema faça-você-mesmo, sem a colaboração de especialistas.

O rótulo de “músicos de quarto” se ampliou no final da década 00, na medida em que se modernizaram as estações de trabalho de áudio digital. No último ano e meio, o gênero viu seu público se multiplicar. E o Lo-fi foi apontado pelo YouTube Trends como uma tendência do mundo para 2022.

Google aponta a música como diferencial estratégico para anúncios

De acordo com o Google, para 64% dos brasileiros, ouvir música é a atividade preferida quando estão no transporte público. Esses números ajudam a responder duas das grandes questões dos profissionais de marketing na era do omnichannel: onde está sua audiência e qual o melhor canal para se conectar com ela? A música tem um poder de mobilização gigantesco. Um poder que ainda não é aproveitado em todo seu potencial pelo mercado de marketing.

No Brasil, em especial, o país consome mais canções que o restante do mundo: 2h02 de audição por dia, contra 1h34 na média global. E muito disso se dá no YouTube. Em todo o mundo, 2 bilhões de espectadores assistem a vídeos musicais a cada mês e isso equivale a um quarto da população mundial.

Google analisa como a música potencializa a estratégia de anúncios. Foto: Divulgação/Google

Sem dúvida, a música é uma ponte entre culturas. E, conhecendo essa paixão, para uma grande marca, isso significa que apostar na aproximação com conteúdo musical, por meio de anúncios ou outras estratégias, é uma grande oportunidade de acessar seu público no momento certo, de acordo com o Google.

Por isso, o Google analisou hábitos de pesquisa e navegação no YouTube para entender três tendências sobre como a música influencia o dia a dia das pessoas – e também como as marcas podem se aproximar delas com base nessas tendências.

A música regula o estado de ânimo

Seja para melhorar o humor, seja para reduzir a ansiedade, ou, ainda, refletir sobre as emoções, é possível perceber que as pessoas têm usado a música como um atalho para alcançar o estado de espírito desejado. Entre os millennials, por exemplo, 87% afirma que ouvir música tem um caráter de autocuidado e ajuda a acalmar, de acordo com o Google.

A música expande os horizontes

Como consequência do isolamento social imposto pela pandemia, a música ajudou pessoas a se conectarem umas com as outras e a acessarem outros lugares de forma virtual. Além disso, o acesso aos shows foi democratizado e eles passaram a acontecer no conforto de casa. O número de lives no Brasil subiu incríveis 6000% em 2020 em comparação ao ano anterior.

A música nos ajuda a agir

Por fim, de acordo com o Google, criar pontes e abrir canais de interação entre seu público e os artistas que embalam sua rotina é uma ótima oportunidade para uma empresa se aproximar dos consumidores. Também é possível ajudar a mantê-los motivados ao oferecer uma seleção de músicas que sugiram esse sentimento.

 

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