O mercado de games em nuvem é um dos queridinhos da indústria e parece ser sim o futuro dos games, mas um desses serviços, infelizmente, vai chegar ao fim em breve. Estamos falando do Google Stadia, que encerrará suas atividades em 2023.
Leia mais:
- Novo console portátil de games em nuvem será lançado ainda em 2022
- “Elden Ring” e outros jogos podem estar a caminho do Xbox Cloud Gaming
- “Fortnite” pode ser jogado gratuitamente no iPhone via Xbox Cloud Gaming
Lançado oficialmente em 2019, o Google Stadia permitia aos jogadores acessarem alguns games, incluindo os mais recentes títulos de nova geração, sem a necessidade de um console ou de um PC gamer. Todo o acesso era feito através da tecnologia em nuvem.
Agora, em comunicado, o Google anunciou o fim do serviço, que vai aos poucos sendo diminuído até sua paralização total, em 18 janeiro de 2023.
A empresa garantiu que fará todos os reembolsos de acessórios e conteúdo adicional adquiridos através da loja oficial do Stadia e da Google Store. Os reembolsos deverão acontecer até no máximo metade de janeiro de 2023.
“Nós continuamos profundamente comprometidos aos games, e continuaremos a investir em novas ferramentas, tecnologias e plataformas que impulsionam o sucesso de desenvolvedores, parceiros da indústria, clientes da nuvem e criadores”, afirmou o Google, em seu comunicado.
“Elden Ring” na nuvem
Como um dos jogos mais aclamados dos últimos tempos e um forte concorrente a Jogo do Ano em 2022, “Elden Ring” é uma grande adição ao serviço de jogos em nuvem do Xbox Cloud Gaming, caso seja realmente confirmado.
Esse é mais um passo da Microsoft para ampliar seu serviço de jogos em nuvem, que vai agora além de games presentes no catálogo do Xbox Game Pass.
Com “Elden Ring” no Cloud Gaming, donos do jogo e assinantes do Xbox Game Pass Ultimate poderão acessar o jogo de vários dispositivos diferentes, até mesmo de um smartphone, sempre com a garantia de qualidade gráfica equivalente a um Xbox Series X, considerado um dos consoles mais poderosos da atualidade.
Vale lembrar que a entrada de “Elden Ring” no Cloud Gaming não significa que o jogo estará disponível no Game Pass.