Junho é o mês escolhido para celebrar o orgulho LGBTQIAP+. Por isso, a Globo preparou uma programação especial para os seus canais. Através de diferentes plataformas e programas, a emissora irá comemorar o amor, o respeito, a diversidade e, sem dúvidas, a conscientização dentro de seus projetos.
> “Killing Eve”: última temporada entra na Globoplay em junho
LEIA MAIS:
- Show de Ivete Sangalo aumenta a audiência da Globo
- “Encontro” prepara programação especial para comemorar 10 anos
- Programação matinal da Globo passa por mudanças; saiba quais
Para o mês, a emissora promete uma série de projetos especiais em diversos canais. No GNT, por exemplo, o “Saia Justa” apresentará uma série de matérias durante as edições do mês. Além disso, o programa receberá Linn da Quebrada no último episódio do mês.
Além disso, o “Papo de Segunda” terá um quadro inédito, o “É Um Orgulho”. Nele, pessoas emblemáticas da comunidade LGBTQIA+ darão seus depoimentos. Em seguida, após o fim de todos os programas, o canal exibirá documentários que abordatão questões de diversidade. Por fim, o canal exibirá, no dia 28, uma série de episódios dos programas que já foram exibidos pelo canal.
O Canal OFF também estará inserido na pauta da visibilidade LGBTQIAP+. Durante o mês, a série “Todas as Cores do Brasil” abordará a vivência de diferentes grupos de atletas, sejam eles amadores ou profissionais. Na produção, os personagens falarão sobre o esporte enquanto ferramenta para apoiar a inclusão social.
Além disso, no dia 28, será exibido o documentário “Brian Anderson On Being a Gay Professional Skateboarder”. Nele, o público conhecerá os desafios de ser um homem gay na indústria do skate profissional.
Série discute representatividade LGBTQIA+ nas produções da Globo
O VIVA também não ficará de fora da programação. A partir do dia 28, às 18h, o canal exibirá a série documental “Orgulho Além da Tela”. Durante três semanas, a produção original do Globoplay mostrará a representação de personagens LGBTQIAP+ na programão da Gloco ao longo dos anos.
Nela, aliás, será possível ver depoimentos de atores como Marcello Serrado, Antônio Fagundes e Fernanda Montenegro. Além disso, os autores Manoel Carlos, Aguinaldo Silva e Glória Perez discutirão a importância da representatividade dentro da dramaturgia.
O público também poderá relembrar personagens marcantes das novelas, como Rodolfo Augusto, o primeiro personagem LGBTQIAP+ da televisão, interpretado por Ary Fontoura. Além disso, momentos das produções serão relembrados, como o beijo de Féliz e Niko em “Amor a Vida”, ou a transição de Ivan de “A Força do Querer”.
LEIA MAIS:
- André Marques deixa Globo após 27 anos: “Serei meu próprio chefe”
- Ex-ator da Globo pede dinheiro na internet e Tatá Werneck oferece ajuda
- Tiago Leifert relembra momentos no Globo Esporte: “sofri muito”
TV Globo terá programas especiais para o “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+”
A TV aberta também receberá uma programação especial para celebrar o orgulho LGBTQIA. O “Esporte Espetacular”, por exemplo, abordará,no último domingo do mês, um projeto esportivo voltado para pessoas que não puderam jogar futebol na infância por conta do preconceito.
Além disso, o “Profissão Repórter” exibirá um especial onde os apresentadorem contam a história de uma associação que ajuda as famílias a passarem pelo processo de aceitação dos filhos LGBTQIAP+. Na produção, o público irá conferir, também, uma entrevista com Douglas Souza, o campeão olímpico de vôlei que se tornou um símbolo da comunidade no esporte brasileiro.