in

Giro MM: Spotify RADAR, TikTok Brasil, Universal Music, Sony Music e mais

Divulgação
(Foto: Divulgação)

Divulgação

O Giro MM desta semana traz as novidades do mercado da música que foram anunciadas desde o início do mês de março.

Entre elas, a cantora Agnes Nunes é a única brasileira a participar do programa global de novos talentos do Spotify, chamado ‘RADAR’.

O Hit do Carnaval ‘Tudo Ok’ foi descoberto inicialmente na plataforma do TikTok Brasil.

Já as gravadoras Sony Music e Universal Music, anunciaram novidades em seus castings, com a entrada da dupla Thiago e Graciano e Tayrone, respectivamente.

Por fim, o POPLine apurou que artistas e gravadoras estão adiando lançamentos e gravações por causa da pandemia do Coronavírus.

Veja mais detalhes abaixo:

 

Spotify RADAR

 

A cantora Agnes Nunes é a única brasileira que irá participar do programa Spotify RADAR, projeto global com artistas emergentes, no qual foram selecionados 36 artistas.

“Com este lançamento global, continuaremos a desenvolver a história do Spotify de trabalhar com artistas emergentes por meio de 19 programas parceiros, com criadores de conteúdo de mais de 50 mercados em todo o mundo, todos focados em ajudar artistas globais a alcançar o próximo estágio em suas carreiras”, diz o comunicado do Spotify.

 

“O Spotify é uma das principais razões pelas quais sou capaz de ser um artista independente”, diz o cantor, compositor e produtor americano Lauv, que participou do programa de artistas em desenvolvimento do Spotify há alguns anos.

“Ter o apoio deles desde o primeiro dia para tornar minha música acessível a milhões de usuários em todo o mundo me permitiu crescer como artista e compartilhar minhas músicas nos últimos cinco anos”, diz.

O lançamento do programa traz uma mistura as habilidades editoriais e de marketing do Spotify. Nossas listas de reprodução apresentam talentos novos e emergentes em todo o mundo e nossas campanhas de marketing oferecem aos fãs a oportunidade de conhecer seus novos artistas favoritos.

“O Spotify está entusiasmado em anunciar o lançamento do RADAR este ano com um incrível grupo de artistas emergentes de todo o mundo”, disse Ned Monahan, Head of Global Hits do Spotify.

“O RADAR se tornará um programa influente para artistas emergentes de todos os gêneros em todo o mundo e uma ótima maneira de nossas equipes editoriais e de marketing globais apoiarem a próxima geração de superstars internacionais”, afirma.

Clique aqui para conhecer outros artistas do RADAR.

 

TikTok Brasil – Tudo Ok

 

“Tudo Ok”, o hit de carnaval foi descoberto no TikTok, de acordo com a companhia e atingiu o topo das paradas de sucesso no Brasil.

Cresceu organicamente na plataforma desde que foi lançando, assim que a comunidade de criadores abraçou a música e a transformou em um grande hit através dos memes, desafios e coreografias.

A música no TikTok já soma mais de 1 milhão de vídeos criados, 15 milhões de views e mais de 100 mil compartilhamentos entre janeiro e fevereiro.

Assim como Lil Nas X com “Old Town Road”, Thiaguinho MT foi descoberto no TikTok com o hit “Tudo OK”.

O artista passou a ser conhecido em todo o país por meio de desafios e hashtags da plataforma e a música começou a viralizar com os memes, desafios e coreografias, incentivado com #desesperodoex no TikTok.

“Percebi que muitas pessoas vinham para o TikTok procurar a música, fazer coreografias e o desafio da maquiagem. Foi isso que fez a música virar esse grande hit”, comenta Thiaguinho MT.

 

A Sony Music e a produtora Los Panchos trabalharam na produção e no lançamento de “Tudo OK”. Interpretada por Thiaguinho MT, Mila e JS O Mão de Ouro permanece nas paradas de músicas mais ouvidas.

“Tudo Ok se destacou ainda no mês de novembro. Nossa área de Inteligência de Mercado notou que a música era escutada de uma forma orgânica além da média, ou seja, as pessoas estavam escutando a faixa porque queriam, seja buscando pela faixa seja ouvindo direto das suas coleções.

Além disso, o número de vezes que uma pessoa escutava a faixa já era acima da média antes mesmo dela estourar”, de acordo com informações da Sony Music.

Com o sucesso alcançado pela música a ONErpm lançou o remix. O aplicativo de vídeos curtos foi a primeira opção de divulgação do hit, como Arthur Fitzgibbon, Presidente da ONErpm no Brasil, explica:

“Desde o início já tínhamos uma estratégia com o TikTok para viralizar com os challenges de remix. Quando lançamos dentro da plataforma, percebemos que o TikTok realmente foi o que acabou empurrando a música para virar esse sucesso”, diz.

Saiba mais detalhes sobre a estratégia do TikTok no Brasil, clicando aqui.

 

Universal Music

 

Um dos representantes da “sofrência”, na atualidade, o cantor Tayrone assinou com a Universal Music na última semana (10) e passa a integrar o casting de artistas da gravadora.

A assinatura do contrato aconteceu na tarde desta terça-feira (10), no Rio de Janeiro, e contou com a presença dos representantes da Universal, Miguel Cariello Diretor e Paulo Lima Presidente, além de Marcelo Britto, empresário e sócio proprietário da Salvador Produções, produtora responsável por gerir a carreira de Tayrone.

Em abril, Tayrone lança seu mais novo DVD, “Raíz e Modão” – o primeiro com a assinatura da gravadora – onde o artista passeia por grandes sucessos do sertanejo eternizados nas vozes de duplas e artistas, como Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Eduardo Costa, Cristiano Araújo, entre outros.

 

 

Sony Music

Os jovens cantores Thiago e Graciano assinaram contrato de parceria com a gravadora Sony Music.

A assinatura aconteceu na sede nacional da Sony, no Rio de Janeiro, e foi feita sob testemunha dos empresários da dupla – Luiz Henrique Paloni e Eduardo Serafim – e todo time Sony Music que será responsável pela carreira de Thiago e Graciano dentro da gravadora.

Thiago declara: “o projeto ‘No Bar da Facul’, nosso mais recente DVD, gravado no final de 2019, é um trabalho que acreditamos muito e poder ter a Sony do nosso lado nesse lançamento é incrível. É a realização de mais um sonho. Estou muito ansioso para essa nova fase começar”.

Já Graciano conta que: “além de estar muito feliz, estou confiante nesse grande passo na nossa carreira. Com certeza vamos ter muitas histórias juntos com a Sony e vamos levar cada vez mais alegria para as pessoas que acompanham nosso trabalho!”.

A partir de agora, a gravadora será responsável pelo lançamento do projeto “Thiago e Graciano – No Bar da Facul”, gravado no final de 2019 em Adamantina, interior de São Paulo.

A primeira música a ser divulgada desse audiovisual já tem nome: ela se chama “Baldinho de Pipoca”. A faixa é uma composição de Thiago, Graciano, Matheus Marcolino, Gabriel Cantini e Marco Esteves. Seu lançamento acontecerá em breve.

 

 

 

Coronavírus e o adiamento de lançamentos e gravações musicais

 

O impacto da pandemia do Coronavírus para a indústria da música vai muito além do cancelamento ou adiamento de shows e eventos.

POPline apurou e, aqui no Brasil, o planejamento das gravadoras está de cabeça para baixo.

Coletivas que estavam em produção estão sendo reprogramadas, gravações de clipes estão sendo remanejadas e lançamentos agendados (e mantidos em sigilo) podem ficar ainda mais pra frente.

O impacto afeta não apenas a divulgação da música em si, mas também a agenda do que iremos ouvir de novidade daqui pra frente.

Além do artista, gravadoras e fãs, pessoas ligadas ao terceiro setor e que prestam serviço, como fornecedores, também saem prejudicados.

Em São Paulo, por exemplo, uma cantora pop estava com tudo pronto para lançar seu novo clipe em uma festa num motel de luxo – os convites chegaram a ser enviados. Uma outra estrela nacional tinha uma coletiva de imprensa marcada para amanhã (17) no escritório de uma grande plataforma de streaming, mas também desistiu de fazer, de acordo com o POPLine.

Gravações de videoclipe também estão sendo impactadas – ainda que seja uma atividade de pequeno porte, que não envolve público necessariamente, rodar um clipe nos próximos dias se tornou uma tarefa impossível e ainda mais cara.

“Está complicado montar logística. A maior dificuldade é alinhar fornecedores e montar time de prestadores de serviços”, conta uma produtora, que não quis se identificar, ao POPline.

“O impacto no lançamento de músicas, ainda que vivemos na era do streaming, vai acontecer. Não tem clima para grandes lançamentos e é um grande risco para o artista, uma vez que se o projeto fracassar poderá ter sua carreira associada à pandemia.”, pontua um diretor de uma gravadora, que também não quis se identificar, ao POPline.

Nosso colunista Leo Feijó falou sobre o impacto do vírus na indústria do entretenimento, clique aqui para ler.