Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Giro MM: AFROPUNK no Brasil, Universal Music, Deezer, estreias no Canal BIS e mais

Reprodução
Afropunk, Felipe Araújo (Universal Music), Deezer e Canal Bis: alguns dos destaques da semana do Giro MM
Reprodução

Em novembro, o mercado da música trabalha com estreias e ações específicas para o mês da Consciência Negra.

Entre eles, destacamos o anúncio da chegada do AFROPUNK no Brasil e a ação de conteúdo da Deezer para o importante mês.

Além disso, a Universal Music entregou certificados à Felipe Araújo e Meduza e o Canal Bis iniciou dois novos programas.

Por fim, a brasileira Zombie Studio assinou um vídeo de animação da banda britânica Gorillaz.

Acompanhe todos os detalhes no Giro MM:

 

Afropunk no Brasil

O festival AFROPUNK é uma instituição formadora de cultura em todo o mundo há mais de 14 anos. Nova York, Atlanta, Londres, Paris e Joanesburgo são casas de eventos globais do AFROPUNK.

Agora, o AFROPUNK anuncia, em parceria com o festival afrobrasileiro Feira Preta e a 999, um evento de duas noites, 19 e 20 de novembro, em comemoração ao aniversário de 18 anos da Feira Preta.

A celebração monumental será realizada na Audio, em São Paulo, onde vão ocorrer dois dias de shows de artistas brasileiros como BaianaSystem, Black Pantera, Baco Exu do Blues, Aya Bass Featuring Luedji Luna, Xenia França e Larissa Luz, Karol Conka, Rincon Sapiência, Young Piva, Batekoo e New York DJ MikeQ, entre outros, e como hostess Magá Moura e Linn da Quebrada.

A celebração coincide com o Dia da Consciência Negra, data que celebra Zumbi dos Palmares. Maior líder da resistência e luta contra a escravidão no Brasil, ele foi morto em 20 de novembro de 1965 pelas mãos do exército português que havia lançado uma ofensiva ao refúgio que levava seu nome: o Quilombo dos Palmares.

“Zumbi sacrificou sua vida e inspirou outros a fazerem o mesmo pela libertação do povo negro. Cerca de cinco milhões de africanos escravizados chegaram ao Brasil entre 1501 e 1866, e desde então a população negra do Brasil cresceu até se tornar a segunda maior população negra do mundo fora da África.  Como somos um farol para ‘The Other Black Experience’ e como parte de nossa missão de expansão global, nos dedicamos a elevar e celebrar a população de origem africana no Brasil.

Por meio desta parceria com a Feira Preta, festival presente há 18 anos e maior celebração da cultura negra na América Latina, nossa família negra cresce exponencialmente”,  diz Matthew Morgan, co-fundador do AFROPUNK.

O festival é uma celebração de diversas expressões negras da diáspora africana imersa em atitude e ativismo de resistência. Trata-se de um ethos punk fundamental para a libertação negra — liberdade de existência e igualdade global.

A missão do projeto é construir comunidades, diálogos e consciência por meio de criatividade, inovação e colaboração. 

Para mais informações sobre o AFROPUNK Brasil, acesse: www.afropunk.com

 

 

Universal Music

O cantor Felipe Araújo recebeu da Universal Music Brasil no dia 4 de novembro inúmeros certificados com seus singles: “Espaçosa Demais” e “A Mala É Falsa”, Diamante; “Inventa Algum Sentimento” e “Aerocorpo”, Disco de Ouro; “Ainda Sou Tão Seu”, Platina Triplo; “Amor da Sua Cama”, Diamante Duplo e “Por Inteiro”, Duplo de Platina.

 width=

Foto: Equipe Universal Music ao lado de Felipe Araújo na entrega dos seus certificados | Créditos: Divulgação/Marketing Universal Music

 

Meduza, um dos grandes destaques da cena EDM de 2019, também recebeu certificado Diamante Duplo pelo single “Piece of Your Heart”.

 width=

Foto: Equipe de Marketing da Universal Music Brasil entrega certificado a Meduza | Créditos: Divulgação/Marketing Universal Music Brasil

 

 

Deezer

Para celebrar o mês e relembrar a importância da data da Consciência Negra, a Deezer, plataforma de streaming global de música, criou o canal Mês da Consciência Negra‘.

Exclusiva e em destaque na home da plataforma durante todo novembro, a seleção traz somente conteúdo de artistas e produtores negros para mostrar que no som, papo de música é papo de luta.

Playlists feitas por artistas chamam a atenção: a censura e ditaduraNão Recomendada é exaltada por Elza Soares em sua playlist;Tomando de Assalto, feita por Djonga mostra de quais fontes o rapper bebe; e como “ideia boa não acontece a toa”, ‘Viver é Dever mostra todas as inspirações de Djavan. 

Outras playlists curadas por artistas que valem a pena conferir são: Lugar Comum, por Péricles, ‘Reis e Rainhas‘, por Rashid, No Mundo de Brown, por Carlinhos Brown,Meu Vogue é Gueto, por Karol Conka, Botei Fé, por Thiaguinho, Minha Gente‘, por Martinho da Vila,Vida Sonhada, por Mumuzinho, entre muitas outras. 

O funk, samba, rap, blues, pop, incluindo o Black Gospel, são todos da MPB – Música Preta Brasileira. E, como fala a descrição da playlist ‘A Coisa Tá Preta, “se te disserem que a coisa tá preta, a coisa tá boa, pode acreditar!” 

 width=

Foto: Capas Playlists Deezer Consciência Negra | Créditos: Divulgação/Deezer Brasil

 

“MPB também é Música Preta Brasileira! Com muito carinho e orgulho preparamos esse canal para nossos usuários. Com curadoria do nosso editor Vithor Reis e um time de parceiros negros que frequentam e fazem parte do DNA do que temos de melhor na nossa música.

O canal ficou tão bacana que o nosso desejo é continuar com ele ativo na Deezer ao longo do ano.”, afirma Gabriel Lupi, Head de Conteúdo da Deezer no Basil. 

Dentro do canal, todos os dias haverá diferentes indicações de podcasts, álbuns, playlists curadas por editores e artistas.

Conteúdos originais Deezer inéditos – como Faixa a Faixa (playlist comentada pelos próprios artistas), Essenciais (podcast apresentado por Roberta Martinelli com os Essenciais da Música Brasileira) e Sessions (músicas em versões inéditas) – também serão focados na causa.

“A proposta do canal é ser uma homenagem para todos artistas e produtores de conteúdo negros do Brasil. A ideia é também promover músicas e álbuns de diversas gerações passando por variados artistas e gêneros, realmente queremos relembrar e celebrar essas pessoas que movimentaram a história musical do país.

Além disso o canal traz uma reflexão para gêneros musicais que praticamente não possuem artistas negros no mercado nacional, como o Sertanejo e Rock.”, finaliza Vithor Reis, Editor de Música da Deezer no Brasil.

 

Canal Bis 

Desde o último dia 7 de novembro, o Canal BIS começou a percorrer o Brasil revelando as músicas e as histórias de novos talentos da música sertaneja.

Em oito episódios, a série “Origem Sertaneja” vai passar por cidades como Goiânia e São Paulo, e vai mostrar um pouco da rotina e preparações para shows de nomes como Day e Lara, Humberto e Ronaldo, Júnior e Cézar, Luiza e Maurílio, Danilo Bottrel, George Henrique e Rodrigo, Thiago Carvalho, e Gabriel Gava.

No primeiro episódio, que foi ao ar no dia 7, o programa acompanhou o dia-a-dia da dupla Day e Lara em um almoço, onde apresentaram as comidas típicas de Goiás, e pegaram a estrada a caminho de mais um show.

 width=

Foto: Dupla Day e Lara no programa “Origem Sertaneja” | Créditos: Divulgação/Canal BIS

 

Já no segundo episódio, que vai ao ar no dia 14, a série acompanha a dupla Humberto e Ronaldo na cidade em que vivem, em Goiânia. Os cantores mostram parte de suas rotinas em uma sessão de fotos para divulgação de material de trabalho.

O programa é uma coprodução Bluemoon KN e Canal BIS e vai ao ar toda quinta-feira, às 23h30.

Outra nova produção que está no ar desde o final de outubro, é a nova série: Rock Estúdio. Apresentado por Jimmy London e China, o programa reúne grandes bandas do rock e pop nacional para performances inéditas em um clima mais intimista e despojado.

Nomes como CPM22, Raimundos, Titãs, Fresno, O Terno, Dead Fish, Far From Alaska feat Andreas Kisser e Shaman & Viper fazem parte desta primeira temporada.

Ao longo de oito episódios, com uma banda a cada semana, a série promove um ensaio em altíssima qualidade de audio entremeado com papos sobre músicas e histórias inusitadas entre velhos amigos de estrada, mostrando ainda detalhes da montagem e dos equipamentos de cada músico.

 width=

Foto: China e Jimmy Falon no programa “Rock Estúdio” | Créditos: Divulgação/Canal BIS

 

Segundo o apresentador Jimmy, o Rock Estúdio foi o programa mais confortável e verdadeiro do qual ele já teve o privilégio de participar. “Simplesmente não havia diferença no papo entre a gente e as bandas quando estávamos gravando ou não. Eram amigos de longa data falando sobre a coisa mais importante da vida de todos ali: a música”, 

Para China, a experiência também foi incrível. “Ver as bandas em seu habitat natural, que é dentro de um estúdio, poder acompanhar de perto e ver como é a dinâmica deles longe dos palcos e dos fãs, entre quatro paredes e um monte de equipamentos, foi muito gratificante.

Amei apresentar o Rock Estúdio ao lado do Jimmy. Espero que todos curtam muito também”, conta.

O programa é uma co-produção Ferrorama.tv e Canal BIS, com direção de Daniel Ferro.  

A série é exibida toda quinta-feira, às 23h

Zombie Studio – Gorillaz

A brasileira Zombie Studio tem realizado, em parceria com a Blink Ink, alguns trabalhos para a banda britânica Gorillaz. O mais recente é um vídeo em que os personagens virtuais, um dos diferenciais da banda, aparecem caracterizados em celebração ao Dia de Los Muertos.

“É uma honra trabalhar com uma banda que se consagrou não só pela boa música, mas também pela ousadia de se apresentar com personagens animados. Principalmente por podermos realizar trabalhos irreverentes como esse para eles”, diz o Chief Creative Paulo Garcia.

Atualmente, o vídeo possui mais de 1 milhão de visualizações.

Destaques

#Noticias

E uma das maiores rixas do universo do rap acaba de ganhar um novo capítulo! Nesta segunda-feira (25), veio à tona que Drake processou...

#Noticias

Um mês após a última edição do festival agitar Salvador, com shows potentes de Erykah Badu, Ebony, Duquesa, Léo Santana, Planet Hemp e muitos...

#Noticias

O AFROPUNK, um dos maiores festivais dedicados à cultura negra, chega ao Brasil para mais uma edição nos dias 9 e 10 de novembro...