O cantor Gilberto Gil foi hostilizado por um pequeno de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no Qatar, durante o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo na última quinta-feira. Nas imagens compartilhadas pelo Deputado Federal André Janones (Avante) no Twitter, um homem filma o músico, de 80 anos, enquanto ele atravessa um corredor, na parte interna do estádio de futebol, em direção às arquibancadas.
LEIA MAIS:
- Elza Soares, Gilberto Gil e IZA são destaques nas coleções do YouTube Music
- Gilberto Gil e Lulu dão selinho no Festival Rock The Mountain
- Galinha Pintadinha, Gilberto Gil e Flor Gil regravam sucesso infantil
- “Todas as Letras”: Gilberto Gil lança livro com evento aberto ao público em SP
Acompanhado de sua esposa, Flora Gil, o artista – que apoiou o presidente eleito Lula durante a eleição e foi Ministro da Cultura em governos petistas – ouviu xingamentos e provocações de bolsonaristas. “Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet“, disseram antes de ultrapassaram o cantor na caminhada a fim de intimidá-lo. “Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p…”, gritou um brasileiro enquanto Gil passava por eles. O cantor não reagiu às provocações.
Nas redes sociais, o senador petista Randolfe Rodrigues pediu que a FIFA, responsável pelo campeonato, puna os responsáveis pelos insultos ao artista.
Confira:
Criminosos hostilizaram @gilbertogil , a quem presto toda a minha solidariedade. Um artista de 80 anos sendo vítima de golpistas. Vamos denunciar e cobrar punições da FIFA. Já passou da hora dessa gente ir para o lugar que merece: CADEIA! pic.twitter.com/ONu5zwaW94
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 27, 2022
A nova onda da extrema direita é cometer crimes. É terrorismo, ameaça, injúria. O crime foi filmado, aparentemente o bandido se orgulha do que fez com Gilberto Gil (80 anos de idade), a quem presto toda a minha solideriedade. Vamos tornar o vagabundo famoso. Lixo humano, escória! pic.twitter.com/xTnFX3t9G8
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 27, 2022