Morreu nesta terça-feira (26) aos 75 anos o novelista e autor Gilberto Braga. A causa da morte não foi revelada. Formado em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Gilberto estreou na Rede Globo em 1972, com uma adaptação de “A Dama das Camélias“. Seu primeiro trabalho com novelas na emissora aconteceu dois anos depois, em 1974, quando co-escreveu “Corrida do Ouro” ao lado de Lauro César Muniz e Janete Clair.
Entre as telenovelas mais conhecidas escritas por Gilberto estão “Escrava Isaura“, de 1976; “Dancin’ Days“, de 1978; “Vale Tudo“, de 1988; “Celebridade“, de 2003; e “Insensato Coração” de 2011. Ele também escreveu minisséries, sendo “Anos Dourados“, de 1986, um de seus maiores clássicos.
Leia mais:
- James Michael Tyler, de ‘Friends’, morre aos 59 anos
- Regina Casé substitui Glória Pires e será vilã em novela das 21h
- Humorista da Globo, Caike Luna, morre aos 42 anos após câncer
- Paulo Gustavo é homenageado com o Dia do Humor no Rio de Janeiro
Em 2008, Gilberto Braga venceu o Emmy Internacional por “Paraíso Tropical“, exibida no ano anterior. Uma das marcas de suas novelas eram os vilões, como a inesquecível Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall em “Vale Tudo“.
Famosos repercutem morte de Gilberto Braga
Nas redes sociais, atores e atrizes como Zezé Motta e Babu Santana lamentaram o falecimento do autor. Veja:
Graças ao Gilberto Braga, tive o meu primeiro papel de destaque na TV Brasileira. Graças a ele pude viver a Sônia em Corpo a Corpo, personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a ele falamos de racismo em horário nobre.
— Zezé Motta (@zezemotta) October 27, 2021
Acabei de saber que mais um gênio se foi!
Como disse minha querida Zezé Motta, falar de racismo em 1984 na TV aberta, era pra poucos!
Descanse em paz Gilberto Braga! 🙏🏾 pic.twitter.com/Ey1hkeFXHr— Babu Santana (@BabuSantana) October 27, 2021
Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse! pic.twitter.com/CQtICmjKLQ
— Paolla Oliveira (@paolla) October 27, 2021
não, mais um amigo morre!
gilberto braga, mais um personagem da minha ABREUGRAFIA que não vai ler.Fiz dele CORPO A CORPO, ANOS DOURADOS, O PRIMO BASILIO… como te amo, gênio! Deus te receba com pompas e loas! RIP.
— Zé de Abreu – PT (@zehdeabreu) October 27, 2021