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GetNinjas revela crescimento em busca por aulas de música no final de 2021

O app registrou um aumento na busca por aulas de violão, canto, violino e bateria de até 54% em novembro

Foto: Marcos Paulo Prado/Unsplash

O GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes, revelou que houve um crescimento considerável na busca por aulas de música dentro da plataforma em 2021. Segundo eles, ao analisar as informações de demanda, o app notou que em novembro do ano passado, a demanda por aulas de violão cresceu 54% em comparação com outubro.

Além disso, a procura por aulas de guitarra aumentou mais de 51% e a busca por aulas de canto teve um acréscimo de 30% no mês de novembro. A tendência de crescimento também impactou as solicitações por aulas de violino, que cresceram mais de 12% em comparação com o mês de outubro. Por fim, outro exemplo relevante, foi o número de pedidos por aulas de bateria, que cresceu mais de 10% em novembro.

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Em entrevista o POPline.Biz é Mundo da Música, Sandya Coelho, Diretora de comunicação e parcerias do GetNinjas, revelou que tal crescimento se deu muito pela implementação das medidas de isolamento ocasionadas pela pandemia, como home office e aulas EAD, que mudaram radicalmente a rotina de diversos brasileiros que se viram em casa, estressados e entediados nos piores momentos da pandemia.

“Para lidarem com o esgotamento emocional e mental, as pessoas passaram a buscar refúgios em atividades terapêuticas e a música foi uma delas. A necessidade de aproveitar o tempo para começar um hobbie ou retomar o aprendizado de um instrumento musical fez com que a demanda pelo serviço de aulas de músicas começasse a crescer no segundo semestre de 2020 e continuasse em uma crescente até hoje”, revelou Sandya.

Sandya Coelho, Diretora de comunicação e parcerias do GetNinjas | Foto: Divulgação

Vale destacar que, segundo a executiva, em 2021, o GetNinjas seguiu com estratégias de captação de novos prestadores de serviços e clientes de forma geral, para todas categorias da plataforma com alta demanda de procura pelos clientes. Ou seja, não houve uma ação voltada para setor musical, o que revela um real interesse dos brasileiros pelo serviço de aulas de música.

Experiência entre o professor e o aluno

A segunda edição de pesquisa realizada pela UBC em parceria com a ESPM revelou que 50% dos trabalhadores do setor perderam toda a sua renda no ano passado por conta da pandemia e dos impactos sofridos no setor de evento. Com isso, pesquisa revelou que cerca de 89% dos músicos tiveram alguma perda decorrente da pandemia em 2021.

Como alternativa de aumento de renda, Luiz Camilo, que é professor de música e usuário da plataforma desde 2015, teve seu faturamento aumentado em cerca de 300% a partir do uso do app. “Até então a plataforma se mostrou uma ferramenta incrível para encontrar novos alunos. Questionado se ele se dedicava a outras atividades no universo da música, Luiz revelou que desde o começo da pandemia tem se dedicado apenas a lecionar.

“Ainda que o contrário possa não ser verdadeiro, todo professor de música também é músico. Contudo, desde 2020 tenho me dedicado exclusivamente a dar aulas de música, tanto no formato online quanto no modelo presencial, na escola que montei”, destaca.

Luiz Camilo, professor de música, ao lado ao seu aluno, Breno Lopes | Fotos: Acervo Pessoal

Muitas pessoas buscam aulas de música como hobbie, uma forma de ter um momento lúdico e de relaxamento no seu dia. Por outro lado, há alunos como Breno Lopes, que aos 19 anos é produtor musical e compositor, buscam professores no app para aprimorar seus dons. “Há alguns anos eu toco violão e canto, mas sempre tive vontade de ter aulas com um profissional de canto para poder evoluir”, revela.

“Eu não sabia onde encontrar um professor de música, então pesquisei na internet, encontrei a plataforma do Getninjas. Na plataforma foi tudo muito bom e rápido, o professor logo entrou em contato comigo, fizemos uma aula experimental e eu gostei demais!”, conta Breno.

Breno é aluno do Luiz, e conta que cada aluno tem um formato diferente. Na rotina dele, aulas são em sua maioria presenciais. “Mas, quando temos algum imprevisto, migramos para o online. Luiz é meu professor há mais de um ano e é muito clara e evidente a minha evolução, eu aprendi muita coisa e estou muito feliz com o resultado das aulas. Mais que um professor, ganhei um amigo”, finaliza Breno.

Como funciona o app

  • Profissionais: o primeiro passo é realizar um cadastro, que é validado após uma conferência feita pelo GetNinjas. Ao ingressar no app, o profissional pode adquirir um pacote de moedas, selecionando uma das opções disponíveis que mais se adequa para a situação dele. A partir das informações disponibilizadas pelos clientes que entram na plataforma solicitando um serviço, o profissional pode escolher qual cliente atender e ver os detalhes do pedido previamente sem nenhum custo e, caso se interesse e tenha disponibilidade para atender aquela oportunidade, ele pode utilizar algumas moedas do pacote adquirido para liberar o contato do cliente. A negociação é realizada fora do app e diretamente entre o profissional e o cliente, sem interferência do GetNinjas, sendo que o valor cobrado pelo serviço vai 100% para o profissional.
  • Clientes: Basta acessar o site ou aplicativo do GetNinjas, seleciona a categoria desejada e detalha o tipo de serviço que necessita, tudo de forma gratuita. Após isso, ele aguarda o contato de até quatro profissionais, que irão entrar em contato para a negociação, que é realizada diretamente entre as partes e fora do app, assim como o pagamento. Após a realização do serviço, o cliente também pode avaliar o profissional dentro do aplicativo.
Foto: Divulgação

Profissionais cadastrados

Segundo Sandya, apesar do cenário incerto do setor de serviços, o GetNinjas terminou o ano com um aumento de cadastros de profissionais e de pedidos. Segundo a apresentação de resultados da empresa, o número de novos prestadores de serviços cadastrados aumentou 212% nos primeiros nove meses de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, no mesmo intervalo de tempo, o volume de solicitações cresceu 30%.

“Tais informações são reflexos de uma tendência que foi impulsionada pela pandemia e que se consolidou em 2021: a digitalização dos brasileiros. Ao perceberem os benefícios do uso da tecnologia para contratar serviços e encontrar clientes, consumidores e profissionais ficaram ainda mais confortáveis para fechar negócios via smartphone”, diz a diretora de comunicação.

Por fim, para manter a segurança da plataforma, os prestadores de serviço precisam compartilhar fotos de documentos pessoais de identificação. Durante o processo de validação dos dados, a empresa verifica os antecedentes criminais do prestador de serviço antes de liberar os próximos passos do cadastro.