O GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes, revelou que houve um crescimento considerável na busca por aulas de música dentro da plataforma em 2021. Segundo eles, ao analisar as informações de demanda, o app notou que em novembro do ano passado, a demanda por aulas de violão cresceu 54% em comparação com outubro.
Além disso, a procura por aulas de guitarra aumentou mais de 51% e a busca por aulas de canto teve um acréscimo de 30% no mês de novembro. A tendência de crescimento também impactou as solicitações por aulas de violino, que cresceram mais de 12% em comparação com o mês de outubro. Por fim, outro exemplo relevante, foi o número de pedidos por aulas de bateria, que cresceu mais de 10% em novembro.
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Em entrevista o POPline.Biz é Mundo da Música, Sandya Coelho, Diretora de comunicação e parcerias do GetNinjas, revelou que tal crescimento se deu muito pela implementação das medidas de isolamento ocasionadas pela pandemia, como home office e aulas EAD, que mudaram radicalmente a rotina de diversos brasileiros que se viram em casa, estressados e entediados nos piores momentos da pandemia.
“Para lidarem com o esgotamento emocional e mental, as pessoas passaram a buscar refúgios em atividades terapêuticas e a música foi uma delas. A necessidade de aproveitar o tempo para começar um hobbie ou retomar o aprendizado de um instrumento musical fez com que a demanda pelo serviço de aulas de músicas começasse a crescer no segundo semestre de 2020 e continuasse em uma crescente até hoje”, revelou Sandya.
Vale destacar que, segundo a executiva, em 2021, o GetNinjas seguiu com estratégias de captação de novos prestadores de serviços e clientes de forma geral, para todas categorias da plataforma com alta demanda de procura pelos clientes. Ou seja, não houve uma ação voltada para setor musical, o que revela um real interesse dos brasileiros pelo serviço de aulas de música.
Experiência entre o professor e o aluno
A segunda edição de pesquisa realizada pela UBC em parceria com a ESPM revelou que 50% dos trabalhadores do setor perderam toda a sua renda no ano passado por conta da pandemia e dos impactos sofridos no setor de evento. Com isso, pesquisa revelou que cerca de 89% dos músicos tiveram alguma perda decorrente da pandemia em 2021.
Como alternativa de aumento de renda, Luiz Camilo, que é professor de música e usuário da plataforma desde 2015, teve seu faturamento aumentado em cerca de 300% a partir do uso do app. “Até então a plataforma se mostrou uma ferramenta incrível para encontrar novos alunos. Questionado se ele se dedicava a outras atividades no universo da música, Luiz revelou que desde o começo da pandemia tem se dedicado apenas a lecionar.
“Ainda que o contrário possa não ser verdadeiro, todo professor de música também é músico. Contudo, desde 2020 tenho me dedicado exclusivamente a dar aulas de música, tanto no formato online quanto no modelo presencial, na escola que montei”, destaca.
Muitas pessoas buscam aulas de música como hobbie, uma forma de ter um momento lúdico e de relaxamento no seu dia. Por outro lado, há alunos como Breno Lopes, que aos 19 anos é produtor musical e compositor, buscam professores no app para aprimorar seus dons. “Há alguns anos eu toco violão e canto, mas sempre tive vontade de ter aulas com um profissional de canto para poder evoluir”, revela.
“Eu não sabia onde encontrar um professor de música, então pesquisei na internet, encontrei a plataforma do Getninjas. Na plataforma foi tudo muito bom e rápido, o professor logo entrou em contato comigo, fizemos uma aula experimental e eu gostei demais!”, conta Breno.
Breno é aluno do Luiz, e conta que cada aluno tem um formato diferente. Na rotina dele, aulas são em sua maioria presenciais. “Mas, quando temos algum imprevisto, migramos para o online. Luiz é meu professor há mais de um ano e é muito clara e evidente a minha evolução, eu aprendi muita coisa e estou muito feliz com o resultado das aulas. Mais que um professor, ganhei um amigo”, finaliza Breno.
Como funciona o app
- Profissionais: o primeiro passo é realizar um cadastro, que é validado após uma conferência feita pelo GetNinjas. Ao ingressar no app, o profissional pode adquirir um pacote de moedas, selecionando uma das opções disponíveis que mais se adequa para a situação dele. A partir das informações disponibilizadas pelos clientes que entram na plataforma solicitando um serviço, o profissional pode escolher qual cliente atender e ver os detalhes do pedido previamente sem nenhum custo e, caso se interesse e tenha disponibilidade para atender aquela oportunidade, ele pode utilizar algumas moedas do pacote adquirido para liberar o contato do cliente. A negociação é realizada fora do app e diretamente entre o profissional e o cliente, sem interferência do GetNinjas, sendo que o valor cobrado pelo serviço vai 100% para o profissional.
- Clientes: Basta acessar o site ou aplicativo do GetNinjas, seleciona a categoria desejada e detalha o tipo de serviço que necessita, tudo de forma gratuita. Após isso, ele aguarda o contato de até quatro profissionais, que irão entrar em contato para a negociação, que é realizada diretamente entre as partes e fora do app, assim como o pagamento. Após a realização do serviço, o cliente também pode avaliar o profissional dentro do aplicativo.
Profissionais cadastrados
Segundo Sandya, apesar do cenário incerto do setor de serviços, o GetNinjas terminou o ano com um aumento de cadastros de profissionais e de pedidos. Segundo a apresentação de resultados da empresa, o número de novos prestadores de serviços cadastrados aumentou 212% nos primeiros nove meses de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, no mesmo intervalo de tempo, o volume de solicitações cresceu 30%.
“Tais informações são reflexos de uma tendência que foi impulsionada pela pandemia e que se consolidou em 2021: a digitalização dos brasileiros. Ao perceberem os benefícios do uso da tecnologia para contratar serviços e encontrar clientes, consumidores e profissionais ficaram ainda mais confortáveis para fechar negócios via smartphone”, diz a diretora de comunicação.
Por fim, para manter a segurança da plataforma, os prestadores de serviço precisam compartilhar fotos de documentos pessoais de identificação. Durante o processo de validação dos dados, a empresa verifica os antecedentes criminais do prestador de serviço antes de liberar os próximos passos do cadastro.