in ,

George Michael e o saxofone inconfundível de “Careless Whisper”

Música marcou época e ganhou versões de artistas por todo o mundo

Você já ouviu esse som de saxofone pelo menos uma vez na vida! Um dos maiores clássico dos anos 80, “Careless Whisper” é daquelas músicas que marcam de primeira e viram hits instantâneos em nossa mente. O instrumento de abertura da faixa eternizada por George Michael, é a grande marca registrada e até quem não conhece o intérprete ou a música, reconhece o grande rif, que ganhou versões de artistas conceituados em todos o cantos do mundo. 

Facilmente podemos dizer que é um dos momentos musicais mais reconhecíveis dos anos 1980. Antes de George Michael ser um artista solo, o cantor integrava o Wham!, sua dupla com Andrew Ridgeley. E “Careless Whisper” está presente no segundo álbum do duo, o “Make It Big”, e foi usada também pela gravadora como introdução à carreira solo de George fora do Reino Unido.

George Michael. Foto: Divulgação

A letra da música conta a história de um relacionamento de George com duas meninas. Assumidamente homossexual apenas na fase adulta, o cantor a escreveu em 1981, quando trabalhava na bilheteria de um cinema. A referência àquela época está no trecho “ela prateada”. No raro livro “Bare”, de 1991, ele revelou que a ideia para a melodia do saxofone surgiu dentro de um ônibus. Bem popular essa história do astro pop, não é mesmo?

A verdade é que “Careless Whisper” foi sucesso imediato. A faixa chegou ao primeiro lugar das paradas em países como Austrália, Canadá, África do Sul, Reino Unido e, claro, no maior mercado fonográfico do planeta, que é o dos Estados Unidos – onde a música possui certificado de platina.

Ao lado de “Wake Me Up Before You Go-Go”, “Careless Whisper” transformou o álbum “Make It Big” em um fenômeno. Por diversas vezes, George Michael disse não entender o sucesso da canção. “Eu ainda estou um pouco confuso – por que a música causou tanta impressão nas pessoas. É porque tantas pessoas estão traindo seus parceiros?.

Uma curiosidade: a atriz Brooke Shields chegou a ser apontada como inspiração na música.  Ao atravessar as fronteiras e atingir o topo em mais de 20 países, sem a ajuda do digital, “Careless Whisper”, inspirou muitos artistas e de diversos gêneros musicais. De Ivete Sangalo à banda de rock Seether, que já regravaram oficialmente a música. George Michael é um ícone da música dos anos 80 e certamente “Careless Whisper” foi o grande pontapé inicial para o surgimento do ídolo.

Escrito por Leonardo Rocha

Taylor Swift e Harry Styles lideram vendas de vinis nos EUA no primeiro semestre

Mari e Matheus vencem a 5ª temporada do “Power Couple”