in , ,

“Funk Rave”: clipe novo de Anitta tem referência a “Cidade de Deus”

Trecho do clipe de “Funk Rave” remete à cena do icônico filme “Cidade de Deus”, indicado a quatro Oscars.

(Foto: Gabriela Schmidt / Divulgação)

Anitta apostou em uma referência a “Cidade de Deus” (2003), um dos filmes brasileiros mais conhecidos mundialmente, em seu novo clipe. Mirando o mercado internacional, “Funk Rave” alude à cena do filme em que uma galinha foge da morte e sai vagando pela favela carioca. É inevitável ver o clipe de Anitta e não lembrar do “pega a galinha aí, segura a galinha aí, rapá” de Zé Pequeno (Leandro Firmino).

"Funk Rave": clipe novo de Anitta tem referência a "Cidade de Deus"

Leia mais:

No clipe de Anitta, uma galinha invade uma partida de futebol entre moradores de uma favela. Como em “Cidade de Deus”, um homem corre atrás do bicho para tentar pegá-lo. Além disso, a fotografia de “Funk Rave”, assinada por Miguel Vassy, também remete à estética do filme de Fernando Meirelles. Miguel Vassy é um premiado diretor de fotografia.

"Funk Rave": clipe novo de Anitta tem referência a "Cidade de Deus"
(Foto: YouTube / Anitta)

O sucesso de “Cidade de Deus”

“Cidade de Deus” é um marco no cinema nacional e pilar do chamado “favela movie”. O longa-metragem é derivado do livro homônimo, publicado por Paulo Lins em 1997. A história acompanha os caminhos de duas crianças nas favelas do Rio, enquanto um se esforça para se tornar fotógrafo e o outro um chefe do tráfico.

O filme foi indicado a quatro Oscars e recebeu mais de 70 prêmios internacionais. Recentemente, voltou a chamar a atenção no catálogo da Netflix. Além disso, “Cidade de Deus” vai dar origem a uma série produzida pela O2 Filmes, a mesma produtora do filme.

"Funk Rave": clipe novo de Anitta tem referência a "Cidade de Deus"
(Foto: Divulgação)

O clipe de Anitta

“Funk Rave” também foi gravado em uma favela do Rio de Janeiro, mas não a Cidade de Deus. Anitta, diretora criativa do clipe, escolheu a Favela Tijuquinha como locação para as gravações. Esse é o primeiro clipe que ela lança pela Republic Records, gravadora com a qual assinou após deixar a Warner Records.

O clipe foi gravado com moradores da comunidade como figurantes. Também participam a formação original do Bonde das Maravilhas e Gabriel do Borel. “O clipe resgata o clima do lugar onde eu cresci. Gente reunida, as crianças brincando, música, dança, romance… Costumamos reproduzir aquilo que vemos no nosso dia a dia. Então minha ideia era homenagear minha cultura e a cena funkeira”, diz Anitta.

"Funk Rave": clipe novo de Anitta tem referência a "Cidade de Deus"
(Foto: Gabriela Schmidt)