in ,

“Cidade de Deus” é redescoberto na Netflix

Filme de 2002, “Cidade de Deus” escala ranking dos mais vistos da Netflix em 2023.

"Cidade de Deus" é redescoberto na Netflix
(Foto: Divulgação)

O filme “Cidade de Deus” (2002), marco do cinema brasileiro, está sendo redescoberto duas décadas depois de sua estreia. Ele estreou no catálogo da Netflix há uma semana e já aparece no Top 10 dos filmes mais vistos no Brasil. Está em 2º lugar no ranking nesta quinta (23/3), na frente de vários lançamentos recentes, como “A Elefanta do Mágico” (2023), “Luther – O Cair da Noite” (2023) e “Já Era Hora” (2023).

"Cidade de Deus" é redescoberto na Netflix
(Foto: Netflix)

“Cidade de Deus” conta a história de duas crianças com caminhos diferentes em uma das favelas mais famosas do Rio de Janeiro. Enquanto um dos meninos quer se tornar fotógrafo, o outro batalha para se tornar chefe do tráfico da região. O filme é adaptado do livro homônimo do esctiror Paulo Lins, e ganhou direção de Fernando Meirelles e Katia Lund.

Leia mais:

O elenco conta com Seu Jorge, Alice Braga, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva (DG), Darlan Cunha, Jonathan Haagensen, Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues, entre outros. Muitos estavam estreando no cinema com esse trabalho.

“Cidade de Deus” deu guinada na carreira de Fernando Meirelles

O filme fez um sucesso imenso no Brasil e no mundo, recebendo dezenas de prêmios e conquistando quatro indicações ao Oscar. Até hoje, é um dos filmes mais bem avaliados no cinema IMDB: aparece em 24º lugar no ranking dos mais bem avaliados de todos os tempos.

Depois de “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles recebeu muitos convites para trabalhar fora do Brasil. Ele dirigiu Rachel Weisz em “O Jardineiro Fiel” (2005), filme que rendeu o Oscar para ela; Julianne Moore e Mark Ruffalo em “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008); Anthony Hopkins e Jude Law em “360” (2011); e Jonathan Pryce em “Dois Papas” (2019). Atualmente, ele dirige as séries “The Sympathizer”, com Robert Downey Jr., e “Sugar”, com Colin Farrell.

"Cidade de Deus" é redescoberto na Netflix
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)