Depois do anúncio da aposentadoria de Bruce Willis por causa do diagnóstico de afasia, o Framboesa de Ouro, o anti-Oscar, anunciou a retirada do “prêmio” dado ao ator. Neste ano, o Framboesa havia criado uma categoria especialmente para Bruce Willis, chamada “Pior Performance de Bruce Willis em um Filme de 2021”. Na ocasião, ninguém sabia da condição de saúde dele.
> Os 10 piores filmes de 2021 – na opinião da crítica
“Após muita reflexão e consideração, o Framboesa de Ouro tomou a decisão de rescindir o prêmio dado a Bruce Willis, devido ao seu diagnóstico recentemente divulgado. Se a condição médica de alguém é uma questão para sua decisão ou para sua performance, reconhecemos que não é apropriado dar um Framboesa”, diz o comunicado da premiação.
Leia mais:
- Bruce Willis está doente; família anuncia afastamento da carreira
- Sandra Bullock decide “pausar” a carreira: “quero ficar em casa”
- Opinião: Cadê a Assessoria? Reflexões sobre o caso de Will, Jada Smith e Chris Rock no Oscar
- Vendas de ingressos para turnê de Chris Rock crescem após o Oscar
Problemas nos bastidores de filmes
Notícias recentes dão conta de que Bruce Willis vinha tendo lapsos de memória em set de gravações. Em seus filmes mais recentes, o ator vinha usando um ponto eletrônico, para que alguém lhe soprasse as falas. Fontes entrevistadas pelo Los Angeles Times disseram que as equipes de bastidores vinham fazendo o possível para não “manchar a imagem” de Bruce Willis.
Além disso, ele também disparava revólveres cenográficos fora da hora, por conta de seu comprometimento motor. Isso foi um fator importante para a decisão da aposentadoria, anunciada pela família de Bruce.
A afasia é um distúrbio que compromete a fala, a escrita e a capacidade de se comunicar de um modo geral. É mais comum em adultos e idosos, e pode se desenvolver lentamente tanto quanto surgir de repente, após uma lesão ou acidente.