Se de um lado bolsonaristas radicais praticaram terrorismo em Brasília, do outro lado uma mobilização pacífica tomou conta das redes sociais. Internautas se mobilizaram em uma força-tarefa para identificar os extremistas que atacaram os Três Poderes no último domingo (8) — e essa ajuda virtual não para de crescer! O perfil, intitulado Contragolpe Brasil, está ganhando força no Instagram e tem grandes chances de bater 1 milhão de seguidores em breve!
LEIA MAIS:
- Famosos vão às redes para repudiar ataques terroristas em Brasília
- Lula recebe faixa presidencial de representantes da diversidade brasileira
- Veja os famosos que participaram da posse do Presidente Lula!
Contragolpe Brasil repercutiu enquanto o caos ainda tomava Brasília. Com o objetivo de identificar “criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil”, o perfil passou a compartilhar fotos e vídeos de bolsonaristas radicais que invadiram prédios das instituições democráticas e depredaram o patrimônio público. O Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) sofreram danos inimagináveis.
Com mais de 750 mil seguidores até a publicação desta matéria, o perfil está contando com o apoio de internautas que estão coletando registros dos golpistas em Brasília. Por incrível que pareça, a grande maioria registrou os delitos — classificados como terrorismo, crime contra o patrimônio e ataque ao Estado Democrático de Direito — em suas redes sociais.
(Foto: Instagram @contragolpebrasil)
LEIA MAIS:
- Quem é Ricardo Stuckert, fotógrafo de Lula que ganhou as redes!
- Internet se emociona com posse de Lula; veja as principais reações!
- Pabllo Vittar “derrama a chuva da vitória” em show na posse de Lula
Intervenção federal e prisão dos extremistas
A iniciativa procura auxiliar na prisão dos bolsonaristas radicais agora que a segurança pública do Distrito Federal está sob intervenção federal. Para quem não sabe, o decreto assinado por Lula é previsto pela Constituição de 1988 em situações nas quais há, por exemplo, “grave comprometimento de ordem pública”.
Ainda é cedo para divulgar números exatos, mas a cobertura midiática indica que mais de mil pessoas foram levadas à polícia federal. Contudo, essa conta pode (e deve) aumentar, principalmente porque vídeos gravados no momento da invasão exibem uma multidão tomando os Três Poderes. E é ai que o Contragolpe Brasil entra! Ademais, vale dizer que o Ministério da Justiça e Segurança Pública também criou um canal de denúncias através do e-mail: denuncia@mj.gov.br.
Se você ver qualquer movimentação suspeita que indique participação nos atos golpistas contra a democracia, denuncie!