Taylor Swift emplacou um álbum no topo da Billboard 200, a parada dos Estados Unidos, pela sétima vez. “folklore”, seu mais recente lançamento, debutou em 1º lugar no ranking, com total de 846 mil unidades equivalentes (vendas + streams) na primeira semana nas lojas. O número supera todas as previsões.
(Foto: Reprodução / YouTube)
De acordo com a Billboard, “folklore” vendeu 615 mil cópias na semana de lançamento. O montante restante veio de equivalência de streams das músicas e do disco completo.
O número faz de “folklore” o lançamento mais bem sucedido de 2020, além do álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos até o momento. Além disso, é também a melhor semana de vendas de um álbum desde… o lançamento de “Lover” (2019), que bateu 867 mil unidades equivalentes na ocasião.
Foto: Divulgação
Na verdade, os lançamentos mais bem sucedidos dos últimos quatro anos são todos da Taylor Swift. O primeiro é “reputation” (2017), com 1,2 milhão de unidades na primeira semana, o segundo é “Lover” com suas 867 mil e o terceiro é “folklore” com 846 mil.
A última vez que outro artista teve uma semana de vendas tão boa quanto essas foi em 2016: Drake com o lançamento de “Views”, que bateu 1,04 milhão de unidades em sete dias.
Taylor Swift faz história como vendedora de discos
Historicamente, Taylor Swift está na lista das mulheres que mais vezes colocaram álbuns no topo da parada. Sendo sete, ela está empatada com Janet Jackson.
Veja o ranking das mulheres com mais nº1 na Billboard 200:
01) Barbra Streisand – 11 #1
02) Madonna – nove #1
03) Taylor Swift / Janet Jackson – sete #1
Apesar disso, Taylor Swift é a única mulher que conseguiu debutar no topo da parada com os sete álbuns. Beyoncé, Lady Gaga, Madonna e Britney Spears estão empatadas em 2º lugar, com seis álbuns estreados no topo da Billboard 200 cada uma.
Outros mercados
“folklore” também debutou em 1º lugar nas paradas da Austrália, Bélgica, Finlândia, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido. Fora isso, pegou o Top 10 na Holanda, na Alemanha, na Itália, no Japão e na Suécia.