O Festival Liberatum, plataforma internacional que exalta a cultura negra focando em criatividade, mídia, entretenimento, na defesa da igualdade, diversidade, inclusão e educação, realizará a sua primeira edição no Brasil. A cidade de Salvador foi a escolhida para sediar o evento gratuito, que acontecerá entre os dias 3 a 5 de novembro de 2023, e contará com as presenças confirmadas de Naomi Campbell, Alcione, Taís Araújo e Lázaro Ramos.
A Pira, empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades digitais, é a responsável por trazer o Festival Liberatum ao Brasil. A iniciativa já foi realizada em grandes cidades em todo o mundo, como Cidade do México, Istanbul, Marrakesh, São Petersburgo, Hong Kong, Nova Delhi, Berlin, Moscou e Mumbai.
Leia Mais:
- Exclusivo: Pira investe em novo braço de negócio com foco no mercado musical
- Filipe Ratz e Kim Nery criam agência para conectar comunidades digitais às marcas
- Em celebração à cultura negra, Liberatum Brasil trará Taís Araújo, Lázaro Ramos, Alcione e Naomi Campbell
Com sede nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA), a empresa que será responsável pela realização do Festival Liberatum, criada pelos sócios Filipe Ratz, CEO e diretor executivo, e Kim Nery, CCO e diretor de criação, considera um empolgante desafio organizar um evento desse porte, pois requer um planejamento cuidadoso, coordenação e um envolvimento maior de diversas frentes do time.
Para Filipe Ratz, CEO e diretor executivo da Pira e presidente da Liberatum no Brasil, o propósito do evento está inteiramente alinhado à missão da empresa, pois a celebração da diversidade e da inclusão social é crucial para construir comunidades digitais saudáveis e fortes.
“Estou muito feliz em organizar um evento tão diversificado e abrangente como o Liberatum nesta edição baiana, isso demonstra o compromisso do festival em ser um catalisador de diferentes culturas e a precisão na escolha em promover seus valores em um estado com uma rica herança cultural e histórica”, comenta.
Flávio Saturnino, Diretor de Comunicação da Liberatum Brasil, destaca a importância do evento no país que atuará em prol da cultura e do turismo.
“A chegada do Festival Liberatum ao Brasil acontece em um momento muito importante da história do nosso país. Com nosso país de volta à agenda global e sediando eventos com relevância internacional tem um grande impacto para fomento cultural, promoção do turismo e geração de legado local”, pontua Flávio Saturnino, Diretor de Comunicação da Liberatum Brasil.
Sobre o Festival Liberatum
Consagrado por conseguir reunir numa só atração alguns dos maiores ícones de todos os tempos, o Festival Liberatum será realizado em Salvador e aberto gratuitamente ao público de 3 a 5 de novembro deste ano, e promete reunir alguns dos principais artistas pretos do Brasil e do mundo. O público poderá fazer parte do diálogo internacional sobre sustentabilidade, cultura, tecnologia e economia.
A escolha da Bahia como sede da edição brasileira foi motivada pelo fato de ser o estado mais negro do Brasil, com mais de três quartos de seus mais de 14 milhões de habitantes tendo suas raízes na África. Salvador, tem a maior população afrodescendente do mundo fora do continente africano. Mais de 80% da população da capital baiana é de origem africana.
Para o Brasil, o festival trará algumas das maiores vozes culturais internacionais que chegarão para contribuir com seus colegas brasileiros para um programa eclético e atraente. Dentre os artistas já confirmados na atração estão os atores Taís Araújo e Lázaro Ramos, a cantora Alcione; a lendária estrela do rock Debbie Harry, o diretor e produtor indicado ao Oscar Lee Daniels, um dos artistas visuais mais ilustres de nosso tempo Kehinde Wiley e top model inglesa Naomi Campbell. O line-up completo e a programação artística do Liberatum Brasil serão revelados nos próximos meses.
Desde suas primeiras edições em 2001, o festival global já convidou e homenageou nomes como Nicole Kidman, Will Smith, Cher, Gore Vidal, Zaha Hadid, Mark Ruffalo, Susan Sarandon, Pelé, Hilary Swank, Vivienne Westwood, Tilda Swinton, Michael Douglas, Francis Ford Coppola, e Pharrell Williams. E passou por países como Rússia, Turquia, Alemanha, Hong Kong, Itália, Reino Unido, França, Estados Unidos, Índia e Marrocos.