Uma das maiores atrizes do Brasil, Fernanda Montenegro é agora também uma imortal da Academia Brasileira de Letras. Na verdade, a artista foi a única candidata que se inscreveu para disputar a vaga da cadeira número 17, que era do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco. Com isso, tomará posse do lugar em março de 2022.
LEIA MAIS:
- Gilberto Gil celebra os 78 anos com clipe recheado de artistas para “Andar com fé”
- Rita Lee, Elza Soares, Os Paralamas do Sucesso e Fernanda Montenegro participam do novo clipe dos Titãs
- Pesquisa aponta Ivete Sangalo como a cantora mais admirada pelos Brasileiros
De acordo com as informações do jornal O Globo, não houve concorrência em relação a Fernanda Montenegro justamente por se tratar de Fernanda Montenegro. A falta de concorrentes é interpretada como uma espécie de homenagem à atriz. Inclusive, Gilberto Gil se candidatou na mesma época, mas para outra cadeira.
Além da cadeira 17, que agora será ocupada pela artista, há mais outros três lugares que ficaram vagos após 2020. As vagas, até então, eram de Alfredo Bosi (nº 12), Murilo Melo Filho (nº 20) e Marco Maciel (nº 39). No entanto, as inscrições já foram encerradas e o anúncio ocorrerá em 4 de novembro, quando também será confirmado oficialmente o posto de Fernanda Montenegro.
Há uma vaga também na cadeira de número 2, que até pouco tempo era ocupada pelo filósofo Tarcísio Padilha, que faleceu em 9 de setembro, vítima de Covid-19. No entanto, a inscrição para ocupar esse lugar vai até o dia 16 de outubro. A eleição deve acontecer no dia 16 de dezembro.
O estatuto da Academia Brasileira de Letras diz que para alguém se candidatar precisa ser brasileiro nato e ter publicado, independente do gênero literário, obras de reconhecimento. Ou, mesmo que não esteja dentro de algum desses gêneros, livros de valor literário.