#BIZ

Exclusivo: Fan Study do Spotify apresenta insights para artistas aproveitarem o máximo de cada lançamento

Fan Study do Spotify apresenta os insights para artistas aproveitarem o máximo de cada lançamento. Foto: Divulgação/Spotify

O estudo global Fan Study, do Spotify for Artists, revela que, em dias de novos lançamentos, os streamings do catálogo aumentam de 15% a 20%. Os dados são de novembro de 2020. Além disso, é preciso ter frequência para que uma novidade obtenha a sua melhor performance nas plataformas digitais e seja um sucesso entre os fãs. 

Leia Mais:

Outros dados relacionados aos lançamentos dos artistas baseados na análise trimestral do comportamento de fãs ao redor do mundo foram disponibilizados no estudo. Confira algumas práticas que podem ajudar a aproveitar ao máximo cada estreia com ferramentas que podem impulsionar e garantir um debut bem sucedido.

Fan Study do Spotify apresenta insights para artistas. Foto: Divulgação/Spotify

Fan Study do Spotify: Atualize o perfil antes da estreia

No dia do lançamento, o tráfego no perfil do artista no Spotify é muito maior. Segundo o estudo, as visualizações da página do artista aumentam 77% e da página do álbum em 72% em relação ao dia anterior. 

No perfil do artista, é possível alterar foto de perfil, imagem de fundo e adicionar uma galeria para fotos promocionais ou de shows. Depois, tem a biografia, um espaço para o artista contar sua história da maneira que desejar, dentro de um limite de 1.500 caracteres. 

Além disso, existe uma área dedicada a datas de shows e turnês para artistas cadastrados na Ticketmaster, Songkick, AXS ou Eventbrite. Veja aqui dicas e passo-a-passo de como fazer um perfil no Spotify.

Fan Study do Spotify apresenta os insights para artistas. Foto: Divulgação/Spotify

Fan Study do Spotify: Não pare de compartilhar após o lançamento

Com base em todos os álbuns lançados entre setembro e dezembro de 2020, o Fan Study revelou que 53% dos lançamentos atingem o pico de streaming mais de uma semana após o primeiro dia

Por isso, é importante continuar a divulgação depois da semana de lançamento para alcançar quem não ouviu na estreia. Para continuar esse engajamento, o artista pode utilizar os cartões promocionais para promover as músicas e os álbuns inéditos nas redes sociais.

Fan Study do Spotify: Renove suas faixas

Os compartilhamentos de uma música aumentam, em média, 10,7%, quando um artista adiciona um Canvas (vídeos curtos em loop). 

Com base em todos os Canvas de janeiro a março do ano passado, foi constatado um aumento percentual de compartilhamentos por gêneros: Pop (14,2%), Hip-Hop (12,8%), R&B (11%), Dance/Eletrônica (10%), Rock (9,3%), Indie (7,2%) e Country (4,3%).

Destaques

#Mercado

Apresentando um modelo alternativo de negócio para o artista e uma experiência diferenciada para o fã de música, a plataforma Tune.Play chega ao mercado nacional....

#Geek

A aguardada adaptação cinematográfica de “Wicked” com Ariana Grande e Cynthia Erivo finalmente chegou aos cinemas oficialmente nesta quinta-feira (21). Acompanhando a estreia nas...

#Noticias

No último dia 14, Luísa Sonza foi uma das apresentadoras do 2024 Latin GRAMMY, em Miami, além de ter descolado duas indicações pelo exitoso...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile