O estudo global Fan Study, do Spotify for Artists, revela que, em dias de novos lançamentos, os streamings do catálogo aumentam de 15% a 20%. Os dados são de novembro de 2020. Além disso, é preciso ter frequência para que uma novidade obtenha a sua melhor performance nas plataformas digitais e seja um sucesso entre os fãs.
Leia Mais:
- Marília Mendonça é a primeira brasileira a atingir 8 bilhões de streams no Spotify
- Spotify adquire Heardle, jogo de curiosidades sobre música
- Spotify lança podcasts em vídeo no Brasil
- No Spotify “Mano a Mano”, Zeca Pagodinho relembra início da carreira
- Spotify revela 6 curiosidades sobre o comportamento dos fãs em 2022
Outros dados relacionados aos lançamentos dos artistas baseados na análise trimestral do comportamento de fãs ao redor do mundo foram disponibilizados no estudo. Confira algumas práticas que podem ajudar a aproveitar ao máximo cada estreia com ferramentas que podem impulsionar e garantir um debut bem sucedido.
Fan Study do Spotify: Atualize o perfil antes da estreia
No dia do lançamento, o tráfego no perfil do artista no Spotify é muito maior. Segundo o estudo, as visualizações da página do artista aumentam 77% e da página do álbum em 72% em relação ao dia anterior.
No perfil do artista, é possível alterar foto de perfil, imagem de fundo e adicionar uma galeria para fotos promocionais ou de shows. Depois, tem a biografia, um espaço para o artista contar sua história da maneira que desejar, dentro de um limite de 1.500 caracteres.
Além disso, existe uma área dedicada a datas de shows e turnês para artistas cadastrados na Ticketmaster, Songkick, AXS ou Eventbrite. Veja aqui dicas e passo-a-passo de como fazer um perfil no Spotify.
Fan Study do Spotify: Não pare de compartilhar após o lançamento
Com base em todos os álbuns lançados entre setembro e dezembro de 2020, o Fan Study revelou que 53% dos lançamentos atingem o pico de streaming mais de uma semana após o primeiro dia.
Por isso, é importante continuar a divulgação depois da semana de lançamento para alcançar quem não ouviu na estreia. Para continuar esse engajamento, o artista pode utilizar os cartões promocionais para promover as músicas e os álbuns inéditos nas redes sociais.
Fan Study do Spotify: Renove suas faixas
Os compartilhamentos de uma música aumentam, em média, 10,7%, quando um artista adiciona um Canvas (vídeos curtos em loop).
Com base em todos os Canvas de janeiro a março do ano passado, foi constatado um aumento percentual de compartilhamentos por gêneros: Pop (14,2%), Hip-Hop (12,8%), R&B (11%), Dance/Eletrônica (10%), Rock (9,3%), Indie (7,2%) e Country (4,3%).