Acompanhando os jogos do Brasil na Copa do Mundo, no Catar, Gilberto Gil se deparou com um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi hostilizado. O vídeo repercutiu nas redes sociais e vários famosos se solidarizaram com o artista. O músico apareceu em seu Instagram neste domingo (27) para agradecer e desejou boa sorte à Seleção Brasileira no próximo jogo.
LEIA MAIS:
- Gilberto Gil é insultado por grupo de bolsonaristas na Copa do Mundo do Qatar
- Elza Soares, Gilberto Gil e IZA são destaques nas coleções do YouTube Music
- Gilberto Gil e Lulu dão selinho no Festival Rock The Mountain
Nas imagens compartilhadas pelo Deputado Federal André Janones (Avante) no Twitter, um homem filma o músico, de 80 anos, enquanto ele atravessa um corredor, na parte interna do estádio de futebol, em direção às arquibancadas.
Acompanhado de sua esposa, Flora Gil, o artista – que apoiou o presidente eleito Lula durante a eleição e foi Ministro da Cultura em governos petistas – ouviu xingamentos e provocações de bolsonaristas. “Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet“, disseram antes de ultrapassaram o cantor na caminhada a fim de intimidá-lo.
“Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p…”, gritou um brasileiro enquanto Gil passava por eles. O cantor não reagiu às provocações.
A nova onda da extrema direita é cometer crimes. É terrorismo, ameaça, injúria. O crime foi filmado, aparentemente o bandido se orgulha do que fez com Gilberto Gil (80 anos de idade), a quem presto toda a minha solideriedade. Vamos tornar o vagabundo famoso. Lixo humano, escória! pic.twitter.com/xTnFX3t9G8
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 27, 2022
Após o vídeo repercutir nas redes sociais, Gilberto Gil apareceu para agradecer a onda de solidariedade que vários famosos e seguidores fizeram por ele. “Nossos agradecimentos, meus e da Flora, por essa corrente solidária diante dessa agressão, essa coisa estúpida. É o 3° turno, na verdade, os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade. Amanhã, Brasil de novo“, disse.
“Novamente, os agradecimentos meus e da Flora, a todos vocês que fizeram solidários conosco desse episódio que é mais um dessa sequência do ódio, essa coisa que eles gostam de fazer. Muito obrigado a todos vocês, bom jogo para o Brasil amanhã!”, destacou.
Ele ainda reforçou o apoio na legenda: “Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio.”
Confira os artistas que se manifestaram:
Preta Gil
Caetano Veloso
Meu irmão na música e na vida, @GilbertoGil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 27, 2022
Lula e Janja
Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos @gilbertogil @Floragil2222. https://t.co/zgkhszm1ll
— Lula (@LulaOficial) November 27, 2022
Daniela Mercury
Saí do show há pouco e estou devastada com as agressões que @gilbertogil sofreu no Qatar. Gil é um patrimônio cultural do Brasil. É nosso mestre. É um Deus da música. Toda minha solidariedade a ele. Todos meus esforços para achar o agressor. #GilbertoGil
— Daniela Mercury (@danielamercury) November 27, 2022
Você sabe quem é o agressor de @gilbertogil ? pic.twitter.com/wWL65QgSVo
— Daniela Mercury (@danielamercury) November 27, 2022
Juliette
Meu abraço a Gilberto Gil e Flora. Vocês são acolhimento e amor.
Não podemos tolerar qualquer tipo de violência, com quem quer se seja. Educação e respeito são o mínimo para uma sociedade melhor.— Juliette (@juliette) November 27, 2022
LEIA MAIS:
- Copa do Mundo 2022: Qual diva brasileira representa cada seleção?
- Neymar Jr. está fora da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar
- Novo ídolo! Quem é Richarlison, responsável pela 1ª vitória do Brasil na Copa?
Felipe Neto
Já passou da hora do poder legislativo criar um projeto de lei contra esses delinquentes que jogam ódio contra pessoas na rua por motivos políticos.
Não dá em nada!
Se existe crime contra a honra por injúria, isso aqui deveria ser MUITO mais grave!pic.twitter.com/qOivu1zsO4
— Felipe Neto (@felipeneto) November 27, 2022
Zélia Duncan
O idiota covarde, que xingou um homem digno como @gilbertogil , que é um tesouro da nossa cultura e exemplo de cidadão, é o retrato do Brasil que vai ser derrotado de novo, por todos nós que elegemos Lula e continuamos na luta!
— Zélia Duncan ️ (@zeliaduncan) November 27, 2022
Marisa Monte
Respeito e educação são a base de uma sociedade civilizada. Injúria é crime. Agredir, intimidar, constranger e divulgar essas cenas é ultrajante. @gilbertogil e @Floragil2222 , todo meu carinho e solidariedade. Vocês moram no meu coração ❤️
— Marisa Monte (@marisamonte) November 27, 2022
Chico Pinheiro
Esses bandos riquinhos se acham patriotas. Não passam de patriotários. Se amassem a Pátria, reverenciariam o gênio @gilbertogil, vencedor do Grammy, o maior prêmio da música mundial e Patrimônio vivo do povo brasileiro ! Evoé, Gilberto Gil! ! https://t.co/qCJMTYukrC
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) November 27, 2022
Bruno Gagliasso
Essa gente se diz patriota e odeia o Brasil. Atacam tudo que há de mais belo e potente no nosso país. Para nossa sorte, o pesadelo está no fim. Todo nosso amor ao mestre @gilbertogil e sua família. Os verdadeiros brasileiros te amam e essa gente pequena só ama a farsa. https://t.co/2CMfFKkGw3
— Bruno Gagliasso (@brunogagliasso) November 27, 2022
Fernanda Paes Leme
A gente não pode normalizar o ódio, agressão e desprezo pela cultura e pelo ser humano. O que aconteceu com @gilbertogil é mais uma demonstração cm o bolsonarismo corrompe a dignidade. Essa agressividade já passou dos limites. Minha solidariedade e abraço ao Gil e @Floragil2222.
— Fê Paes Leme (@FePaesLeme) November 27, 2022