Facebook e Instagram firmam parcerias com distribuidoras DIY
Foto: Facebook e Instagram/Divulgação
in

Facebook e Instagram firmam parcerias com distribuidoras DIY

Facebook e Instagram realizaram parcerias com TuneCore e Distrokid para facilitar a inclusão de músicas por artistas independentes nas redes sociais

Os criadores de conteúdo e artistas sem gravadora (independentes) podem divulgar de maneira fácil a própria música em produtos do Facebook e do Instagram, como Stories, Reels e qualquer outro local que ofereça uma biblioteca de música.

O Facebook e Instagram anunciaram hoje (16) que realizaram parcerias com as empresas de distribuição de música DIY (do it yourself, faça você mesmo) TuneCore e Distrokid. De acordo com o comunicado, como parte do “Programa para Artistas Independentes”, os talentos poderão colocar suas músicas no Facebook e no Instagram com rapidez, sem dificuldades e sem pagar nada.

Andreea Gleeson, co-diretora e diretora de receita da TuneCore, afirmou: “Hoje em dia, estamos vendo um nivelamento do campo de atuação entre as principais empresas de música e artistas independentes, pois a descoberta está acontecendo por meio da mídia social e não depende mais exclusivamente de executivos da indústria e DJs escolhendo sucessos a dedo”, diz a profissional.

“Com a popularidade dos vídeos curtos, os Stories do Facebook e os Reels do Instagram são duas plataformas importantes nas quais os fãs encontram músicas e artistas, com carreiras sendo feitas quando as músicas se tornam virais. O Programa para Artistas Independentes do Facebook oferece uma porta de entrada ainda maior para que artistas indie de todo o mundo sejam ouvidos“, afirma a executiva da TuneCore.

Música no Facebook e Instagram
Foto: Música no Facebook e Instagram/Divulgação

Chris Papaleo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Música, Facebook, diz: “O Facebook se orgulha de tornar mais fácil para artistas e criadores independentes alcançar novos públicos em nossa plataforma e construir uma comunidade por meio da música. Ao ingressar em nosso Programa de Artistas Independentes, os criadores são apoiados por nossos excelentes parceiros de distribuição, permitindo-lhes apresentar sua música para mais pessoas, em todos os nossos aplicativos”.

Como disponibilizar a sua música no Facebook e no Instagram

1. Escolha o parceiro de distribuição da sua preferência

A participação no Programa para Artistas Independentes é gratuita, independentemente do parceiro de distribuição com o qual você se cadastrar.

2. Cadastre-se

Clique no botão Cadastrar-se sob o distribuidor escolhido. Você será direcionado para o formulário de cadastro do programa no site do distribuidor, onde poderá obter mais informações. Observação: para se cadastrar, clique no botão que aparece sob o distribuidor. Não se cadastre diretamente no site dele.

3. Compartilhe a sua música

Depois que você concluir o cadastro no site do distribuidor, ele informará as próximas etapas para você compartilhar a sua música. Caso tenha dúvidas sobre o processo de distribuição de música, fale com o distribuidor escolhido. Assim como todo o conteúdo no Facebook, a música precisa cumprir os Padrões da Comunidade.

4. Disponibilize a sua música nos produtos do Facebook e do Instagram que aceitam o uso de música

Quando você concluir o processo de distribuição de música com o distribuidor escolhido, a sua música estará disponível para as pessoas usarem em produtos de música, como Stories, Reels e qualquer local que ofereça uma biblioteca de música.

5. Receba o pagamento

Você receberá o pagamento pelo uso da sua música de acordo com os termos do distribuidor escolhido. Além disso, terá acesso a alguns dados e insights sobre o desempenho da sua música, que também variam conforme o distribuidor.

 

Escrito por Láisa Naiane

Velozes e Furiosos

Cardi B fala de sua participação no filme “Velozes e Furiosos 9”

Ditto Music lança divisão Publishing em escala global