Facebook aponta quais conteúdos possuem engajamento reduzido. Se você já reparou que algumas publicações simplesmente não possuem uma entrega normal, o Facebook divulgou suas “Diretrizes de Distribuição de Conteúdo” que apresentam alguns dos tipos de conteúdo mais relevantes que têm sua distribuição reduzida no Feed de Notícias.
“Conforme essas diretrizes se desenvolvem, continuaremos sendo transparentes quanto à nossa forma de definir e tratar conteúdo problemático ou de baixa qualidade“, diz o Facebook.
São 29 categorias que envolvem pontos como “Isca de Engajamento”; Eventos, Comentários, Vídeos e Experiência de Navegação de baixa qualidade e muitos outros. O Facebook afirma que seus monitoramentos para reduzir conteúdos problemáticos no Feed de Notícias se baseiam no no compromisso com os valores de Resposta ao feedback direto das pessoas, Incentivo para os publishers investirem em conteúdo de alta qualidade e Promoção de uma comunidade mais segura.
Leia Mais:
Resposta ao feedback direto das pessoas
O Facebook afirma que estão sempre atentos aos feedbacks que as pessoas enviam sobre o que gostam e o que não gostam de ver no Facebook, e, em resposta, fizeram alterações no Feed de Notícias. Para saber mais detalhes de cada um dos pontos, basta clicar nos títulos:
- Ad Farms
- Links de isca de cliques
- Comentários com probabilidade de serem denunciados ou ocultados
- Comentários coordenados
- Isca de engajamento
O que é: Publicações que solicitam explicitamente uma forma de engajamento (como votos, compartilhamentos, comentários, marcações, curtidas ou outras reações) para finalidades outras que não as de uma chamada para ação específica (como buscar ajuda para encontrar uma pessoa ou um bem desaparecido, arrecadar dinheiro ou compartilhar uma petição) na plataforma do Facebook.
Por exemplo, isso não inclui publicações que pedem o engajamento das pessoas para mostrar que apoiam ou não apoiam um tema ou para compartilhar informações urgentes a respeito de desastres naturais e eventos que apresentam risco à vida.
Motivo: Os feedbacks demonstram que as pessoas não gostam de publicações com spam no Facebook que pedem a interação delas por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e outras ações em publicações.
- Links para domínios com suspeita de ocultação
- Links para sites que exigem dados desnecessários do usuário
- Experiências de navegação de baixa qualidade
- Comentários de baixa qualidade
O que é: Comentários que o Facebook ser de baixa qualidade ou conter os seguintes atributos de baixa qualidade:
-
O comentário não contém palavras.
-
O comentário contém um texto longo que foi apenas copiado e colado.
Motivo: O Facebook tomou medidas para garantir que os comentários agreguem significado às discussões em torno de uma publicação.
- Eventos de baixa qualidade
- Vídeos de baixa qualidade
- Páginas suspeitas de espalhar spam
- Conteúdo sensacionalista ligado à saúde e publicações comerciais de saúde
Incentivo para os criadores de conteúdo investirem em conteúdo de alta qualidade e de valor
O Facebook quer que as pessoas possam interagir a longo prazo com materiais novos e interessantes, por isso criamos incentivos para estimular a criação desse tipo de conteúdo.
- Domínios com conteúdo original limitado
- Desinformação com verificação de fatos
- Compartilhamento inautêntico
- Links para domínios e Páginas com muito “Click-Gap”
- Artigos jornalísticos que carecem de autoria transparente
- Conteúdo proveniente de publishers de notícias altamente desacreditados
- Publicações de Páginas que inflam a própria distribuição de maneira artificial
O que é: Publicações de Páginas que tenham participado de estratégias de violação para inflar artificialmente a própria distribuição no Facebook, incluindo por meio (a) da criação de contas múltiplas ou falsas para publicar em excesso o conteúdo de uma Página e/ou (b) da criação de muitas Páginas aparentemente independentes com o fim de compartilhar o mesmo conteúdo em altas proporções.
Motivo: A plataforma quer impedir as Páginas de participar de estratégias inautênticas com o intuito de deturpar o alcance do seu conteúdo no Facebook.
- Publicações de pessoas que fazem compartilhamentos excessivos em grupos
- Artigos jornalísticos não originais
Promoção de uma comunidade mais segura
Alguns tipos de conteúdo podem ser problemáticos para a comunidade, mesmo que não tenham essa intenção. O Facebook dificultou a descoberta desse tipo de conteúdo para as pessoas que não estejam buscando ativamente por ele.
- Conteúdo limítrofe para os Padrões da Comunidade
- Conteúdo em possível violação dos nossos Padrões da Comunidade
- Conteúdo publicado por violadores reincidentes de nossas políticas
- Links para páginas de destino que contêm conteúdo sexual e/ou chocante
- Publicações de pessoas que provavelmente têm várias contas
- Publicações que apontam para efeito viral suspeito
- Reportagens inadequadas sobre suicídios