SZA e Taylor Swift viraram o ano dominando as paradas de música devido ao sucesso dos exitosos discos “SOS” e “Midnights”, respectivamente. Enquanto a primeira está no topo da Billboard 200, a segunda ocupa o #1 da Billboard Hot 100. Dado o cenário, a batalha de fãs que se cria em torno da melhor posição nos charts é até algo comum, mas deixa de ser saudável quando ultrapassa os limites da moral e do respeito. Nesta segunda-feira (16), um fã clube de SZA expôs ataques racistas vindos de alguns dos fãs de Taylor, movimentando as redes sociais. Vamos entender melhor…
LEIA MAIS:
- SZA: CTRL ultrapassa a marca de 3 bilhões de streams no Spotify
- SOS, de SZA, continua no topo da Billboard 200 pela quinta semana consecutiva
- De olho no #1, SZA lança mais 3 versões do hit Kill Bill
Na ocasião, o fã clube SZA Access, via Twitter, iniciou uma thread repudiando o racismo que a voz de “Kill Bill” vem sofrendo por parte dos fãs da cantora de “Anti-Hero”. “Ver algumas pessoas tentando ‘justificar’ o racismo que a SZA vem sofrendo é NOJENTO”, declararam, relembrando que nada justifica tal atitude.
— Lembrando que nada justifica racismo. SZA nunca atacou ou menosprezou as conquistas da Taylor Swift, SZA está apenas fazendo o dela e se consolidando dentro do R&B, ver algumas pessoas tentando "justificar" o racismo que a SZA vem sofrendo é NOJENTO.
— SZA Access (@SZAaccess) January 17, 2023
O perfil em suporte à SZA chegou a compartilhar um vídeo que mostra a própria cantora pedindo que uma outra conta apagasse tweets que expunham os fãs de Taylor que vinham destilando mensagens racistas a ela.
“Olá, vocês podem por favor apagar esse post? Isso é muita negatividade para um ser humano e está ficando ridículo. Essa pessoa não estava mandando ‘shade’ para a Taylor e eu já deixei claro várias vezes que não há problema algum entre eu e ela, eu a amo e sua música também, assim como todo mundo. As pessoas sendo racistas e emanando ódio só demonstra o quão pobres de espírito são. Não precisa ser desse jeito. Deveria ser tudo sobre amor. Obrigada por ler isso <3", desabafou SZA.
— Chegando em um ponto de que a SZA veio aqui no twitter pedir para um camp apagar os tweets onde ele estava expondo os fãs da Taylor Swift sendo racista com ela (SZA). (+)pic.twitter.com/6NwECXGhLy
— SZA Access (@SZAaccess) January 16, 2023
Ao fim do depoimento, a equipe do SZA Access pediu aos maiores fã sites brasileiros da dona do “Midnights” que se posicionassem a respeito do ocorrido. Prontamente, o Update Swift Brasil atendeu à solicitação, pedindo que todos respeitassem SZA, seus fãs e todo o povo preto. A adm dele, inclusive, se identificou como uma mulher preta e garantiu que o perfil sempre se posicionará em casos como esse.
— Update Swift Brasil (@updateswiftbr) January 17, 2023
Válido destacar que no último dia 6, a dona do “SOS” já tinha se posicionado na mesma rede social a respeito da rixa criada entre seus fãs e os de Taylor.
“Uhh, me sinto boba por ter que dizer isso, mas vejo apoiadores discutindo e odeio isso. Eu não tenho problemas com NINGUÉM, especialmente com Taylor, eu realmente amei o álbum dela e a composição! Todo mundo está apenas tentando fazer o seu MELHOR, como todos deveríamos. AMOR A TODOS”, escreveu a artista.
. There’s 1 minute left in the tracking week thank you for STREAMING SOS And copping digitalis ! Thank you CAMP for always DOING YOUR BIG ONE LOVE TO EVERYONE
— SZA (@sza) January 6, 2023
LEIA MAIS:
- Taylor Swift canta Anti-Hero pela primeira vez em show do The 1975
- Billboard Artist 100: Taylor Swift estende recorde e se consagra a maior artista dos EUA
- Taylor Swift e Raye dominam as paradas do Reino Unido
Veja a repercussão do caso entre os fãs e internautas:
Eu sou Swiftie e tenho certeza que isso não é por ser fã da Taylor. São racistas independente de quem seguem. Infelizmente ouvem a Taylor. Quem conhece a Taylor sabe que ela não transmiti isso e com certeza é fã da SZA.
— Descolado em festival que acaba às 11 (@THELSD30) January 17, 2023
sou fã da Taylor e repudio completamente esses ataques racistas por parte dos swifties. Sza é maravilhosa, talentosíssima e merece todo sucesso do mundo!!! ❤
— LAILA ♡ (@MissLemmz) January 17, 2023
access sinto muito por essa parte do fandom, a sza é uma artista incrível e não merece nada disso, uma vergonha essas pragas dos swifties
— pçer️ (@tayswftlove) January 17, 2023
sou fã da Taylor mas n compactuo com nenhum tipo de preconceito ainda mais se for p rebaixar alguém p enaltecer outra, espero de coração que a sza fique bem.
— penhasco. (@khairzjml) January 17, 2023
esse fandom é um inferno, e eu digo isso como fã das duas
— Julia ☭ (@krupszkaya) January 17, 2023
Fãs da SZA sofrendo o q a Beyhive sempre sofreu. Bem vindos ao clube. 🙁
— B on C (@DivaPhodastica) January 17, 2023
Mds odeio essa parte do fandon podre pqp, a SZA é talentosíssima e o álbum é perfeito Tbm
— Alexandre Taylor's version (@alek_chandy) January 17, 2023
eu sou swiftie mas odeio de verdade qualquer tipo de fanwar, esses tipos de atitudes criminosas devem ser denunciadas e essas contas derrubadas, a escória do fandom é isso aí, nem a taylor considera esse tipo gente canalha como fã
— ¹ (@ghostwebb_) January 17, 2023
Teve swifties brasileiros sendo racistas atacando a Sza? Se tiver, exponham aqui para eu saber se sigo algum desses lixos, por favor. Racismo é inaceitável, é nojento e é crime! Tem que expor esses criminosos! A Taylor Swift jamais concordaria com atitudes criminosas como essa!
— evermorer | fan account (@evermorer) January 17, 2023
os fãs da taylor indo fundo no racismo porque a sza pode tirar ela do primeiro lugar imagina ser inseguro assim
— lari ❤️ (@kindosecret) January 17, 2023