Um dos principais hits do Carnaval 2023, a música ‘Lovezinho’, sucesso na voz da cantora Treyce virou caso de justiça, por usar uma interpolação não-autorizada de ‘Say It Right’ (2006), de Nelly Furtado. A faixa é uma composição de Furtado, Nate Hills e Tim Mosley, e produzida por Timbaland e Danja.
Na quinta-feira (3), o POPline.Biz é Mundo da Música publicou os bastidores do “takedown”, ou seja, da remoção da faixa de todas as plataformas digitais por falta de acordo entre as partes. A negociação envolve a Sony Publishing, editora responsável pela obra musical de Nelly Furtado, a Abramus Digital, subsidiária da associação musical Abramus, que auxilia editoras a receberem receitas de direitos de reproduções digitais licenciados das plataformas de streaming musical no Brasil, WK no Beat, autor da faixa ‘Lovezinho’, e a cantora Treyce, que deu voz ao sucesso viral.
Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, a cantora Treyce, de 17 anos, conta os detalhes do processo de notificação judicial que a música ‘Lovezinho’ tramita. À época, quando a faixa foi gravada, a artista tinha 16 anos. Atualmente, a jovem artista possui mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
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POPline.Biz: Treyce, quando “Lovezinho” foi lançada, você tinha conhecimento de que era necessário pedir autorização e apenas dessa forma, o uso da interpolação de “Say it Right” na faixa seria liberado?
Treyce: A música chegou para mim, eu achei incrível e fui para colocar a voz. Na hora da gente lançar a música, eu perguntei se estava tudo certo e o autor da música tinha me dito que estava tudo certo, entre a parte da gravadora e tal. Eu achei uma ótima ideia, porque eu amei a música logo de cara e decidi lançar.
POPline.Biz: Como foi o processo de notificação feito pelas Editoras? Como vocês ficaram sabendo? Vocês chegaram a ter algum tipo de conversa com essas companhias?
T: Na época, eu era muito nova, eu nunca tive por dentro de nenhum tipo de negociação e nem notificação por parte das editoras. Então, eu desconheço.
POPline.Biz: Foi divulgado na imprensa, inicialmente, que o produtor musical WK havia o interesse de oferecer 20%, como uma porcentagem fixa, sem ter tido uma negociação prévia com os autores. Isso é verdade?
T: Sobre isso de oferecer um percentual de 20% a 30%, eu tenho total desconhecimento, porque assim como vocês, eu fiquei sabendo disso agora. Não chegou a mim em nenhum momento.
POPline.Biz: Vocês receberam alguma notificação de multa? Até então, vocês terão que pagar algum valor diante das execuções que a faixa teve?
T: Recebemos sim uma notificação e a multa seria de 40 mil dólares mais 100% do autoral.
POPline.Biz: Vocês pretendem recorrer da decisão da derrubada da faixa nas plataformas de streaming?
T: Estamos recorrendo através da minha nova assessoria jurídica.
POPline.Biz: Após esse caso com “Lovezinho”, quais ensinamentos você levará para a sua carreira?
T: A maior lição que tirei disso tudo, é que precisamos estar bem informados e amparados por uma equipe qualificada, e ter propriedade de todos assuntos que cercam os pilares da nossa carreira. Por isso estou com um time novo, preparando o planejamento para os próximos passos.