O Spotify divulgou nesta segunda-feira (16) cinco recursos para aumentar o engajamento de podcasts na plataforma.
Atrair ouvintes para podcast, aumentar o engajamento do público parece uma tarefa árdua. No entanto, quando o criador pensa no que atrai o público atual, essas pessoas são incentivadas a se tornarem seguidoras leais, seja pelo seu conteúdo, por seu material bônus ou pela maneira como ocorre a interação com a comunidade.
Por isso, a plataforma disponibilizou algumas estratégias para fortalecer a conexão com os ouvintes, gerar mais fidelidade e manter os seguidores fiéis ao podcast. Confira:
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Lembre os ouvintes de seguir o podcast
Fazer os ouvintes seguirem seu podcast no Spotify é essencial para aumentar o engajamento. Os seguidores são notificados quando há o lançamento de um novo episódio, o que os incentiva a ouvir o programa. O podcaster deve lembrar o público de seguir o programa para você ter mais ouvintes regulares. Essa chamada pode ser incluída em todos os canais e pontos de contato do seu podcast.
Além disso, pode ser pedido para que os ouvintes sigam o programa no início e/ou no final dos episódios, nas descrições, nas postagens das redes sociais e, também, adicionar um link para que eles sigam o podcast em outros canais.
Engaje os seguidores com enquetes e caixas de perguntas
As Caixas de perguntas e enquetes podem ser usadas para incluir seus ouvintes na conversa, participar e até planejar o conteúdo com você de forma ativa. O Spotify diz que, por meio de uma enquete, o podcaster pode perguntar quais convidados, assuntos ou conteúdo bônus eles gostariam de conferir.
Já na Caixa de perguntas, o podcaster pode incentivar os fãs a compartilhar opiniões e histórias oferecendo a chance de eles serem mencionados em um episódio. Ao seguir seu podcast, eles podem responder as caixas de perguntas adicionadas ou enquetes a um episódio e ajudar o programa a crescer.
Leia mensagens dos ouvintes nos episódios
Pedir para que os ouvintes enviem e‑mails, e gravem mensagens de voz são maneiras de aumentar o engajamento do podcast. Ler essas mensagens em voz alta – com a permissão do criador – nos episódios dar aos ouvintes a oportunidade de aparecer no seu programa e terem as perguntas deles respondidas é um incentivo valioso para que se tornem fãs leais, de acordo com o Spotify.
Além disso, de acordo com a plataforma, falar diretamente com os ouvintes nos episódios também cria segmentos intrigantes e o podcaster pode deixar um convite para que os ouvintes peçam conselhos, compartilhem experiências e dificuldades ou o que mais eles acharem relevante.
Portanto, eles podem ouvir o episódio para saber se as mensagens foram lidas, e outros ouvintes podem se animar e contribuir também. O Spotify aponta que isso promove um senso de comunidade e faz com que eles se sintam realmente parte do programa.
Use estatísticas para se conectar com o público
O público do podcast, provavelmente, pode ser composto por pessoas de várias idades, localizações e gêneros.
Segundo o Spotify, as estatísticas de podcast fornecem os dados demográficos e insights necessários para o podcaster se conectar com os ouvintes. Para isso, basta essas informações para planejar o conteúdo e direcionar a comunicação para esses públicos. Assuntos e convidados que interessam o público atual mantém as pessoas engajadas.
Crie uma comunidade nas redes sociais
O Spotify diz que promover o podcast nas redes sociais é uma forma de ele ser descoberto, e construir uma comunidade em torno do programa é a melhor maneira de atrair ouvintes leais por esses canais. Para isso, o podcaster precisa incluir seu público na conversa para que ele se inspire e interaja.
A plataforma sugere que em vez de só postar que saiu um novo episódio, inclua um clipe de áudio ou vídeo, um teaser instigante, uma citação impactante do episódio ou uma pergunta para que os ouvintes respondam.
O podcast com vídeo é a oportunidade para postar um clipe de 10 ou 30 segundos do episódio. Para um podcast de áudio, o Spotify sugere postar um clipe de áudio com uma imagem ou gráfico.