A Rider se propôs a levar a essência do Carnaval para sua nova coleção e usou em sua estratégia de divulgação um “featuring” com o grupo baiano Olodum. Intitulada “Siga a Música”, a campanha traz uma canção e um videoclipe inéditos de mesmo nome lançado com exclusividade pelo POPline.Biz é Mundo da Música.
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“Trata-se de algo maior que uma festividade, o Carnaval é um elemento cultural forte e guia a identidade brasileira. A música comunica toda a empolgação e a liberdade que essa data traz, por isso apostamos também nessa linguagem, para realmente sintetizar o espírito carnavalesco”, conta Alexandre Reis Ferreira, Gerente de Marca e Comunicação da Rider.
E completa: “O Olodum era o único nome possível para estar com a gente nesse momento, afinal eles são uma força vital do carnaval e de toda a música brasileira. O grupo embarcou de cabeça e trouxe a identidade da sonoridade deles, até porque é um single, de fato”, sobre a participação da banda, que já gravou com nomes como Michael Jackson, Jimmy Cliff e Paul Simon.
Em um momento em que a junção entre marcas e artistas ganha tração por meio de estratégias de product placement, por exemplo, a Rider dá um passo além no encontro dos valores da marca com a musicalidade do grupo. Desde a letra do single, referências à essência do Carnaval se misturam ao nome da coleção. “A música é algo que também está no DNA da Rider, então a naturalidade foi um ponto-chave na construção de ‘Siga a Música’”, conclui.
Em entrevista ao POPline.Biz, Alexandre revelou que o ponto mais decisivo para escolha do Olodum foi o histórico relevante do grupo. “Partimos de um olhar do carnaval como condutor da identidade brasileira e, consequentemente, da cultura nacional também. O Olodum sempre trouxe o Carnaval de maneira a observar todos os símbolos que atravessam essa data, de contar a história que traçou o caminho até aqui”.
“Ao mesmo tempo, também traz um olhar criativo que propõe recriar futuros, juntos — e esse é exatamente nosso propósito enquanto marca. Então, contar com o Olodum ao nosso lado, é a certeza de se comunicar com um público diverso e que compartilha dessa perspectiva do carnaval como um movimento cultural atemporal”, revelou.
Confira o clipe do Olodum com a Rider em primeira mão:
Music branding
Alexandre também falou sobre o reflexo positivo para marca da associação com a música e a importância do music branding para o reconhecimento de marca. “A Rider tem valores de marca que, inevitavelmente, são próximos de ideias que muitos músicos carregam, como autenticidade, inovação e otimismo”, revela.
Segundo ele, o reflexo dessa associação é justamente expressar esses valores de forma espontânea e conseguir se conectar, de forma ainda mais direta, com um público que tem sintonia com o que propomos enquanto marca.
“Como sempre conversamos com o universo da música nesse sentido mais subjetivo, materializar essa sintonia é um caminho importante, sim. Porque, além da música criar conexões entre o público, a gente tem a oportunidade de criar conexões criativas ainda mais profundas com os artistas, é uma cocriação mesmo, por isso o resultado soa natural, com a cara do Olodum e do carnaval”, destaca.
Alexandre conta que a Rider tem conexão com o pilar cultural da música, desde a sua criação em 1986. “Realizamos diversas ativações ao longo desta trajetória de 35 anos da marca. Vale destacar o clássico Rider Hits, na década de 90, com uma série de comerciais de TV, onde diversas músicas foram reinterpretadas por artistas como Jorge Ben Jor, Rita Lee, Lulu Santos, entre outros”.
E completa: “Acreditamos na música como agente de transformação. Este universo tem um potencial enorme em inovar e trazer um sentimento de bem-estar e otimismo. A música inclusive teve um papel fundamental ao longo da pandemia para trazer entretenimento para as casas das pessoas de uma maneira leve e como um momento de relaxamento”.
Para ele, o processo criativo também é uma oportunidade de gerar conexões genuínas de cocriação. “Um exemplo é o projeto atual do “Sinta a Música”, realizado em parceria com o Olodum, onde abordamos a relevância do Carnaval como movimento cultural atemporal”, destaca. Os produtos da coleção #Papetou já estão disponíveis na loja oficial da marca.
Case de sucesso da marca com a música
Ainda durante a entrevista, Alexandre contou que a estratégia de product placement é uma constante nas ativações de marca. “Ao longo do processo de relacionamento que temos com os artistas. Vale citar o MV Bill, que é parceiro da Rider e já realizou conosco campanhas da NBA e Space Jam”, conta.
Nesta trajetória de colaborações com ele, surgiu a oportunidade de product placement para o videoclipe “Briga de Casal”, que é um clássico do artista e já está na quinta versão da música. Prezamos pelo fortalecimento, de forma genuína, da relação com os artistas do universo da música.