Menu
in

EUA: músicas de catálogos são mais ouvidas do que lançamentos

De acordo com o MRC Data, Morgan Wallen teve o maior álbum e Olivia Rodrigo a maior faixa single do período

Fotos: Divulgação

Foram registrados mais 555 bilhões de streams de música em plataformas de áudio e vídeo nos Estados Unidos nos primeiros seis meses de 2021, o que significa um aumento de 54,3 bilhões em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram revelados pelo relatório do MRC Data e traz ainda informação de que a participação do catálogo de músicas no consumo total de álbuns nos EUA aumentou para 66,4%.

Entende-se como música de ‘catálogo’ no relatório, qualquer coisa lançada há mais de 18 meses antes de um consumidor fazer uma compra e/ou reprodução. De acordo com o Music Business Wordwide, esse crescimento já vem acontecendo ao longo dos anos. No mesmo período de 2020, por exemplo, a música de catálogo já representava 63,9% e, de acordo com relatórios anteriores do MRC Data/Nielsen Music, em 2018 era de 60,8%.

Vale destacar também que, a métrica de “consumo total do álbum” do MRC agrupa as vendas de álbuns físicos e digitais com downloads e streams de uma única faixa, com esses downloads e streams de uma única faixa convertidos em unidades de “álbum equivalente”.

Para conseguir isso, o MRC converte cada 1.250 streams premium ou 3.750 streams com anúncios de faixas de um álbum em uma única “venda” para aquele LP. Ele faz o mesmo para cada 10 downloads de faixas de um único álbum. Essa fórmula foi projetada para “refletir a receita”, por exemplo, com 1.250 fluxos premium o artista consegue gerar aproximadamente a mesma quantidade de dinheiro que um único álbum. Mas, o “consumo total do álbum” não leva em consideração reproduções de rádio digital ou terrestre.

Lançamento X Catálogo

Ainda de acordo com a publicação, dos 434,7 milhões de álbuns vendidos nos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, aproximadamente 288,6 milhões foram de discos de catálogo. Isso é quase o dobro da quantidade de unidades equivalentes ao álbum acumuladas pela música atual no período (146,1 milhões).

De acordo com a análise da MBW do relatório do MRC, a música de catálogo viu seu consumo equivalente a álbum crescer 44,1 milhões de unidades no período homólogo de 2021 em comparação ao primeiro semestre de 2020. Enquanto isso, a música atual teve um crescimento ano a ano de apenas 7,7 milhões de unidades.

“Dangerous: The Double Album” de Morgan Wallen foi o maior álbum dos Estados Unidos nos primeiros seis meses deste ano. Ele acumulou 2,108 milhões de unidades de consumo total de álbum e 2,315 bilhões de fluxos de áudio no período. Já a maior faixa single do período foi “drivers license” da Olivia Rodrigo, que acumulou 460,2 milhões de streams de áudio depois de ser lançada em janeiro.

Compartilhe:

Sair da versão mobile