‘Tocar – residências musicais’, laboratório de fusões culturais para artistas independentes, nasce para fomentar a pesquisa, a criação musical e o lançamento de novas produções. Os encontros acontecem entre março e abril, no LabSonica, o laboratório de experimentação sonora e musical do Oi Futuro, no bairro do Flamengo. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 10 de março, acesse aqui e no site do Oi Futuro.
Com a curadoria da etnohaus, Arena Carioca Dicró, Oi Futuro e do produtor convidado Jorge LZ, o projeto vai selecionar os residentes que, além das gravações, irão participar de dinâmicas, masterclasses, criação de conteúdos, diários de bordo, entrevistas para podcasts, encontros e ensaios acústicos dos residentes e produtores artísticos.
Leia Mais:
- ‘Música – Substantivo Feminino’: série aborda os desafios das mulheres na indústria musical
- Oi Futuro anuncia novo Comitê Estratégico para reposicionamento do Centro Cultural
- Aceleração LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido’: Saiba quem são os finalistas do edital
“O ‘Tocar’ pretende colaborar com as potências artísticas, oferecendo uma experiência criativa de encontros e práticas coletivas, investindo recursos no artista/músico e em suas criações musicais. Entendemos ser de extrema importância a realização de iniciativas que aproximem público e artistas, mostrando o que está por trás das produções e ajudando a diminuir o abismo que o entretenimento muitas vezes reforça, tornando figuras e ações inalcançáveis à grande maioria dos artistas independentes”, comenta Lina Miguel, diretora geral da residência.
Ao todo, serão escolhidos 12 residentes, podendo ser artistas solo ou bandas que, divididos em quatro grupos, produzem e gravam no mínimo uma faixa cada, com a possibilidade de intercâmbio entre os residentes dos grupos.
Na primeira semana, a partir de 20 de março, todos vão trabalhar em conjunto. Depois, as produções musicais duram uma semana por grupo de residentes, junto com os produtores artísticos e técnicos do projeto, e possível colaboração de residentes dos outros grupos. Cada residente receberá uma bolsa auxílio que varia entre as participações solo e de bandas.
Coletivo carioca etnohaus
O coletivo carioca etnohaus, tem mais de dez anos de estrada no campo da música, realizando festivais, produções fonográficas, shows, oficinas e debates. Este ano, estreia o projeto ‘Tocar – residências musicais’, uma residência artística idealizada em parceria com a Arena Carioca Dicró, e selecionada pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC – RJ).
T(R)OCA: Encontros Inusitados
Aproximando o público da residência, haverá a apresentação do processo criativo da construção de cada faixa no ‘T(R)OCA: Encontros Inusitados’. Serão dois encontros musicais no LabSonica, com presença de público. Essas atividades poderão ser acompanhadas por turmas escolares agendadas, atendendo especialmente a comunidade surda do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), além da rede de artistas e frequentadores conectados à Arena Carioca Dicró.
Serviço
Até 10 de março – Inscrições para a residência artística
20 de março a 24 de abril – Residência artística no LabSonica
Maio – Lançamento do EP
Endereço – Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro, 107/5º andar – Flamengo