Inclusão e representatividade são assuntos amplamente discutidos atualmente, especialmente nos segmentos do cinema, TV e entretenimento em geral. E com o filme “Eternos”, que estreia no dia 5 de novembro deste ano, o Universo Cinematográfico Marvel finalmente apresenta seu primeiro super-heróis gay: Phastos.
Mas, quem é Phastos?
Primeiro: os Eternos
A história dos Eternos foi originalmente publicada em quadrinhos em 1976, por Jack Kirby, e fala sobre a raça originada dos primeiros habitantes da Terra e que protege o nosso planeta dos Deviantes.
São seres de imenso poder e manipulam energia cósmica e possuem como principal objetivo estimular a evolução das espécies em todo o universo.
Apesar do seu lançamento em 1976, o personagem Phastos só aparece pela primeira vez no segundo volume dos quadrinhos dos Eternos, lançado em 1985.
Leia mais:
- Eternos: Marvel divulga trailer final e explica conexões do MCU
- Fãs da Marvel dividem impressões sobre trailer de “Eternos”
Conheça Phastos
Dotado de grande força e super-resistência, assim como todos os Eternos, além de seus grandiosos poderes, Phastos também tem um talento: a fabricação de armas. Inclusive, boa parte das armas utilizadas pelos Eternos foi feita pelas mãos de Phastos, que era comumente confundido com o deus grego Hefesto, deus do fogo e do trabalho em metal.
Ele também tem sua visão, audição e olfato super aprimorados e ele é um lutador bastante hábil.
Nos quadrinhos, Phastos é um pacifista, que se opunha à guerra contra os Deviantes, e um niilista, acreditando que a vida não tem sentido, fazendo dele uma pessoa mais reservada e austera, em comparação ao resto do grupo dos Eternos.
Por causa disso, ele vive sua vida imortal em busca de algo ou alguém que o faça mudar de ideia e provavelmente é aí que entra o seu marido e filho, que aparece na versão cinematográfica dos Eternos.
O primeiro herói gay do MCU
Apesar de sua sexualidade não ser abordada nos quadrinhos, no filme Phastos é gay e terá um marido e filho, como já dá pra ver no trailer da produção.
Esse é um passo extremamente importante para o Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em sua sigla em inglês), ao colocar um personagem, ainda que não tão importante dentro de seu universo, como uma pessoa LGBTQIA+.
No cinema, Phastos será interpretado pelo ator Brian Tyree Henry, famoso por participar da série “Atlanta”.
O primeiro beijo gay
Um dos momentos mais marcantes do filme Eternos, sem dúvida, será o beijo entre Phastos e seu marido. O primeiro beijo gay do MCU foi descrito pelo ator que interpreta o marido de Phastos, Haaz Sleiman, como uma cena muito emocionante e que, durante as gravações, todo mundo no set de filmagens chorou.
Em entrevista ao site NewNowNext, Haaz afirmou:
“É um beijo lindo, muito tocante. Todo mundo chorou no set. Para mim, é muito importante mostrar o quão amorosa e bonita uma família queer pode ser.”
“Acho que todo mundo vai ficar orgulhoso do filme. A Marvel foi capaz de abordar essa questão [do personagem LGBTQ+] de forma delicada, e Phastos é um dos maiores heróis do filme”, concluiu Haaz Sleiman.
Outros personagens LGBTQIA+ da Marvel
Apesar de Phastos ser o primeiro personagem gay do Universo Cinematográfico Marvel, a empresa tem trabalhado bastante na inclusão e representatividade LGBTQIA+ tanto em suas produções audiovisuais como em seus quadrinhos.
Um outro ótimo exemplo de personagem queer no MCU é Loki, que em sua série do Disney+ foi confirmado que ele é bissexual.
Nos quadrinhos, a representatividade LGBTQIA+ tem sido maior e entre os personagens assumidamente gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, estão:
- Karolina Dean (Fugitivos) – Lésbica
- America Chavez (Miss América) – Lésbica
- Estrela Polar (Tropa Alfa) – Gay
- Homem de Gelo (X-Men) – Gay
- Darnell Wade ou Shade (dos quadrinhos solo de Homem de Gelo) – Gay e Drag Queen
- Deadpool – Bissexual
- Mística (X-Men) – Bissexual
- Loki – Transgênero