#Noticias

A estratégia de Shawn Mendes para emplacar novo hit na Hot 100

Shawn Mendes estreou seu novo single, “Monster”, direto no Top 10 da parada americana.

(Foto: Instagram / Reprodução @shawnmendes)

Shawn Mendes vinha de uma recepção morna para fria com o single “Wonder” quando anunciou o lançamento de uma música nova antes do álbum homônimo. Era “Monster”, parceria com Justin Bieber, que estreou em 8º lugar na Billboard Hot 100 nesta segunda (30/11). Parece que o jogo virou, não é mesmo? Virou. Mas como?

1. Um aliado de peso, Justin Bieber

O single anterior, “Wonder”, teve seu pico em 18º lugar na mesma parada e vinha em queda livre há semanas. Na última atualização, aparecia em 44º lugar. Longe de ser um hit carro-chefe para o álbum novo. Diante deste cenário, Shawn Mendes escalou Justin Bieber – o cantor que colocou quatro hits no Top 10 dos Estados Unidos só em 2020, incluindo um single nº1.

(Foto: Reprodução / Instagram @justinbieber)

Justin Bieber tem uma base de fãs fiéis que transforma em sucesso instantâneo basicamente tudo que tem a voz dele. Raramente o cantor amarga posições baixas nas paradas – ainda que as músicas não sejam reconhecidas como boas pelo próprio fandom. “Monster” teve 19,1 milhões de streams nos Estados Unidos e 17 mil cópias vendidas.

Mais do que nunca, Justin Bieber está em ótima fase. Recebeu três indicações ao Grammy na semana passada, o que chamou mais atenção ainda para o que ele está fazendo. E ele está fazendo… “Monster”.

2. Performance no American Music Awards

Shawn Mendes coincidiu o lançamento de “Monster” com o American Music Awards, a última premiação musical importante neste ano. O cantor fez a primeira performance da música no palco da cerimônia – ao lado de Justin Bieber.

Os dois abriram o evento e tiveram ampla visibilidade na TV – algo ainda mais disputado ultimamente, com as limitações impostas pela pandemia do coronavírus. O vídeo da performance, postado no canal de Justin, teve 3,2 milhões de visualizações. Em comparação, a performance de “Wonder”, no canal de Shawn, teve 1,4 milhão de visualizações.

3. Aposta em itens colecionáveis

Shawn Mendes apostou em versões físicas do single – em CD – para conseguir inflar os números da semana de lançamento. Ele vendeu duas mil cópias do CD single de “Monster” nos Estados Unidos.

Sua lojinha virtual disponibilizou três opções de capas colecionáveis, cada uma por apenas US$ 3, por tempo limitado. A ideia era que cada comprador fosse estimulado a adquirir as três. Muitos artistas têm apostado em formatos físicos, com capas diferentes, para garantir boas vendas.

(Foto: Divulgação)

4. Forte apoio das rádios

A união de dois grandes popstars, como Shawn Mendes e Justin Bieber, já é praticamente a garantia de adesão das rádios. Foi o que aconteceu: o single entrou com força na programação norte-americana, com 14,4 milhões de impressões (execuções x audiência). Para se ter ideia, “Life Goes On”, do BTS, que lidera a Billboard Hot 100 nesta semana, teve apenas 410 mil impressões nas rádios.

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile