O relatório Year in Search 2021 B2B publicado pelo Google, mostra que o mercado ainda navega em meio a incertezas e as buscas redefinem o que parece normal para as pessoas. Os insights do relatório – uma análise de milhões de pesquisas dos termos mais buscados no mundo todo – sugerem que, embora as restrições estejam mais leves em algumas áreas, em outras ainda não é hora de abandonar os hábitos adquiridos nos últimos dois anos.
Leia mais:
- Veja os filmes, séries e programas de TV mais buscados no Google em 2021
- De Anitta à Olivia Rodrigo: veja as letras de músicas mais buscadas no Google em 2021
- Cringe? Pifáizer? Conheça os 10 memes mais buscados no Google em 2021
Mas, o que isso significa para os profissionais de marketing? O Google explica:
A pesquisa é o reflexo da demanda
De acordo com o Google, as novas tendências de comportamento do consumidor apresentam desafios e oportunidades para os negócios. É essencial ter agilidade e rapidez para atender à demanda em tempo real e realizar orçamentos com eficiência. Saber quando a demanda diminui é tão importante quanto reconhecer seu aumento. E os dados da Busca do Google fornecem esses insights.
Por exemplo: as pessoas continuam cuidadosas ao se encontrar presencialmente, conforme mostra o aumento de 150% nas buscas por “perto de mim com mesas ao ar livre”.1 Para atender à demanda, os profissionais de marketing devem demonstrar rapidez e espírito colaborativo, começando sua análise pelas buscas.
Como fazer campanhas de pesquisa mais eficientes?
As campanhas de pesquisa englobam automação de lances, segmentação por palavras-chave e elementos criativos. E um componente fundamental dessa solução do Google é a combinação de palavras-chave de correspondência ampla com lances inteligentes, que ajudam os profissionais de marketing a acompanhar mudanças rápidas no comportamento do consumidor.
De acordo como Google, usar a correspondência ampla com lances inteligentes permite que os anunciantes apareçam para todos os usuários com buscas relacionadas aos seus negócios, mesmo diante da mudança de comportamento do usuário, ao mesmo tempo que garantem que as metas de negócios sejam cumpridas. Esse tipo de correspondência ajuda você a lançar uma rede ampla, e os lances inteligentes refinam o que você quer capturar.
“Em 2021, profissionais de marketing aprenderam que rapidez e agilidade são essenciais para desenvolver a resiliência”, destaca a plataforma.
“Sua meta pode ser aumentar as vendas e maximizar suas conversões, atingindo um determinado custo por aquisição. Os profissionais de marketing mais maduros também podem optar por otimizar os lucros ou o valor da vida útil, atingindo um certo nível de retorno sobre os gastos com anúncios”, completa”, revela Brian Burdick, Senior Director, Search Ad Automation do Google em uma publicação do bloo da empresa.
Segundo ele, as empresas que definem as metas certas e sabem avaliar as conversões adequadamente terão resultados ainda mais sólidos. Em 2021, os profissionais de marketing aprenderam que rapidez e agilidade são essenciais para desenvolver a resiliência.