Os shows do BTS não são feitos apenas de performances ao vivo, mas sim de verdadeiros espetáculos que refletem o poder da indústria musical sul-coreana. Não seria uma surpresa então descobrir que é necessário muito trabalho e uma grande equipe para colocar os artista no palco!
Segundo o site Koreaboo, recentemente o diretor dos shows do BTS, Kim Sang Wook, contou um pouco do passo a passo para preparar um evento ao vivo do grupo.
O especialista é dono da empresa PLAN A, que acompanha o BTS desde 2013. Kim Sang Wook, por exemplo, foi um dos responsáveis por idealizar a turnê mundial “Love Yourself: Speak Yourself” que passou pelo Brasil em 2019.
Em bate-papo com o jornal The Korea Times, ele entregou que as preparações podem variar entre dois meses a até um ano antes da data do evento acontecer.
A primeira etapa é se encontrar com os artistas e sua agência para discutir o conceito da apresentação. Sang Wook declarou que o BTS em especial presa muito pela narração em seus shows, ou seja, é normal se deparar com um storytelling.
Depois que o conceito está definido, a equipe da PLAN A começa a tirar o projeto do papel. Primeiro vem o design do palco e a setlist, isso porque é necessário se basear nas músicas dos artistas para, então, produzir toda estrutura.
“Temos que levar muitas coisas em consideração — por exemplo, não devemos deixar que os cantores executem faixas de dança poderosas por 15 minutos seguidos, porque isto pode ser cansativo fisicamente para eles”.
Enquanto isso, a empresa também contrata profissionais em iluminação e efeitos especiais para entregar um projeto impecável: “Todas as tarefas exigem a máxima delicadeza”. E não é por menos, viu?
Na última turnê do BTS os fãs presenciaram leopardos gigantes durante a música “Dionysus“, além de um pula-pula gigante em “Anpanman” e uma verdadeira “tirolesa” em que Jungkook sobrevoou parte do estádio em seu solo de “Euphoria“.
Dito isso, apesar de todo trabalho e planejamento, tudo vale a pena no final. Durante a entrevista, Kim Sang Wook alegou que sua maior felicidade é quando ouve o público gritar no início de um show.
Ai ai… Saudades desse momento, né?