banner com link para rádio globo
(Foto: Globo / Paulo Belote)
in ,

Especial “70 Anos Esta Noite” celebra história das novelas nesta terça

Nomes como Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Tony Ramos estão entre os artistas que participam do especial da TV Globo

Emoção para quem assiste! Na noite em que as novelas completam sete décadas, nesta terça-feira (21), a TV Globo abre espaço em sua programação para celebrar a data e o gênero com o especial “70 Anos Esta Noite“. O programa vai relembrar, de maneira afetiva e emocional, momentos inesquecíveis, vilanias e finais felizes que marcaram a história da televisão brasileira. Tudo isso com um elenco estelar presente ao longo desta trajetória!

(Foto: Globo / Paulo Belote)

Leia mais:

Um dos principais produtos do entretenimento – e uma paixão nacional – exportada para centenas de países e que coleciona prêmios por todos cantos, a novela é a protagonista no especial “70 Anos Esta Noite. Para quem não sabe, “Sua Vida me Pertence“, primeira telenovela brasileira, estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na TV Tupi.

A novela faz parte da cultura e das conversas dos brasileiros. E desta vez ela será a narradora de sua própria história. Atores e atrizes que deram vida a personagens marcantes, que fazem parte do imaginário de todos os noveleiros, promovem uma viagem na memória afetiva através das imagens de arquivo de novelas ao longo de sete décadas para celebrar a aniversariante da noite.

Lima Duarte, Tony Ramos, Gloria Pires, Susana Vieira, Patrícia Pillar, Lilia Cabral, Antonio Fagundes, Taís Araújo, Renata Sorrah, Fernanda Montenegro, Adriana Esteves, Claudia Raia, Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli, Nivea Maria, entre tantos outros estão confirmados no especial.

Especial apresenta um recorte que contempla os elementos-chave presentes nas novelas

Com roteiro de Bia Braune e Celso Taddei e supervisão de texto de George Moura, o especial apresenta um recorte que contempla os elementos-chave presentes nas novelas, entre eles: as heroínas, os vilões e vilãs, os casais românticos e a história da força das mães, como explica o diretor Henrique Sauer.

Vamos contar a história desses 70 anos fazendo um mix de imagens de arquivos e encontros de atores e atrizes, que geraram conversas sobre o que faz a novela tão popular e longeva até os dias de hoje. Vamos ter também, a própria novela, em uma narração em off, contando sua história, em primeira pessoa, através dos ingredientes fundamentais que estão presentes nela”, explica.

Além de contarem histórias que são atemporais, as novelas são e sempre foram um convite à reflexão sobre as transformações sociais e culturais. Muitas vezes promovendo debates sobre temáticas relevantes de cada época. Ao longo destas décadas, se tornaram uma paixão nacional, refletindo na tela a cultura, o dia a dia e a realidade do brasileiro, cuja identificação ultrapassa os limites da ficção.

No programa, a atriz Jéssica Ellen personifica a voz da telenovela, no papel de narradora, guiando o público para um passeio pela memória afetiva. No cenário montado nos Estúdios Globo, enormes projeções em tecidos ajudam a promover o resgate de inesquecíveis cenas dessa trajetória. Henrique Sauer complementa:

“A nossa proposta é que o público faça um grande passeio afetivo pelas histórias que marcaram tantas gerações. Esse resgate das novelas costuma proporcionar também um olhar para a nossa própria vida, porque nos remete imediatamente à infância, aos amigos, à vida familiar daquela determinada época. A maioria de nós cresceu assistindo às novelas”.

70 Anos Esta Noite” será exibida nesta terça, 21 de dezembro, logo após “Um Lugar ao Sol” na TV Globo e no dia seguinte, 22 de dezembro, no Viva, às 18h30.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Qual é a diferença entre um som oficial e UGC no TikTok?

Empresa prevê que o TikTok será a 3ª maior rede social do mundo em 2022

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa deu dica de crossover com Pantera Negra?

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa deu dica de crossover com Pantera Negra?